Eletromobilidade

Volkswagen exibe ônibus elétrico em evento de cidades inteligentes em Curitiba

Smart City vai até sexta-feira (22) e eletromobilidade é um dos principais temas; Greca criticou forma de eletrificação de frota de ônibus adotada por São Paulo pela falta de infraestrutura

ADAMO BAZANI

A Volkswagen tem aproveitado eventos com a participação de gestores públicos para exibir seu protótipo de ônibus elétricos.

Agora é vez de a montadora alemã mostrar o veículo no Smart City, que ocorre em Curitiba entre esta quarta-feira, 20 de março de 2024, e sexta-feira (22).

Como havia mostrado o Diário do Transporte, a primeira aparição oficial ocorreu nos dias 12 e 13 de março em evento de eletromobilidade promovido pelo Detro/RJ, que gerencia o sistema intermunicipal de transportes no estado do Rio de Janeiro.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2024/03/12/novo-onibus-eletrico-da-volkswagen-entra-em-producao-no-segundo-semestre-de-2024-anuncia-fabricante/

Em Curitiba, o ônibus recebeu adesivação visual semelhante a que foi usada nos coletivos elétricos de outras marcas que participaram de uma série de testes promovia pela Urbs (Urbanização de Curitiba S.A.), gerenciadora dos transportes da capital paranaense.

Segundo a fabricante, o e-Volksbus iniciou os primeiros testes em maio de 2023.

O protótipo exibido em Curitiba tem 22 toneladas de PBT (Peso Bruto Total) e uma autonomia de baterias de até 250 km, com sistema de carregamento voltado ao período noturno para maximizar a produtividade.

A fabricante ainda diz que o modelo tem sistema de frenagem regenerativa, que pode aumentar a autonomia da bateria e reduzir o desgaste dos freios do veículo.

Já o sistema Eco-Drive Mode, presente no ônibus, segundo a Volkswagen, ajusta o consumo de energia do veículo.

O ônibus elétrico ainda tem proteção contra inundação, sistema de ajoelhamento para maior acessibilidade dos passageiros e a suspensão pneumática integral.

A flexibilidade é outra promessa da marca para ônibus elétricos.

A fabricante diz que adotou no desenvolvimento do projeto uma arquitetura modular para construção de veículos elétricos, podendo produzir desde um micro-ônibus de nove metros até um superarticulado de 23 metros com a mesma base.

A configuração foi concebida pela Engenharia Volkswagen Caminhões e Ônibus no Brasil, que, pela promessa, agiliza a adaptação para as diferentes plataformas de caminhões e ônibus Volkswagen. A configuração permite dividir o veículo em três módulos principais: módulo frontal, módulo central e módulo traseiro.

ELETRIFICAÇÃO DE FROTAS DE ÔNIBUS:

O Smart City é promovido pela iCities, empresa brasileira especializada em desenvolvimento de projetos de “cidades inteligentes”, em parceria com a Fira Barcelona, instituição internacional que atua em encontros globais.

Até o dia 22 de março, o encontro reúne 65 expositores na capital paranaense.

A eletromobilidade é um dos principais temas do encontro.

Como mostrou o Diário do Transporte ainda na manhã desta quarta-feira (22), o prefeito de Curitiba, Rafael Greca criticou a forma de eletrificação de frota de ônibus adotada por São Paulo pela falta de infraestrutura para recarga das baterias.

Greca classificou o que tem ocorrido em São Paulo como algo grave e defendeu que primeiro deve se acertar a infraestrutura e que a ampliação da frota elétrica deve ser gradual.

A capital paulista proibiu as empresas de comprarem ônibus a diesel desde 17 de outubro de 2022

“O que aconteceu em São Paulo é um problema muito grave porque não houve a previsão [da infraestrutura].  Aqui nós estamos planejando desde a primeira reunião. Há sim um planejamento do investimento de todas as partes do carregamento dos ônibus elétricos desde o início com a quantidade certa de ônibus, até o nosso compromisso total de 30% da frota e depois a frota toda lá na frente”.

Relembre – vendo o vídeo:

https://diariodotransporte.com.br/2024/03/20/video-greca-critica-falta-de-infraestrutura-para-eletrificacao-dos-onibus-em-sao-paulo/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading