Volkswagen exibe ônibus elétrico em evento de cidades inteligentes em Curitiba
Publicado em: 20 de março de 2024
Smart City vai até sexta-feira (22) e eletromobilidade é um dos principais temas; Greca criticou forma de eletrificação de frota de ônibus adotada por São Paulo pela falta de infraestrutura
ADAMO BAZANI
A Volkswagen tem aproveitado eventos com a participação de gestores públicos para exibir seu protótipo de ônibus elétricos.
Agora é vez de a montadora alemã mostrar o veículo no Smart City, que ocorre em Curitiba entre esta quarta-feira, 20 de março de 2024, e sexta-feira (22).
Como havia mostrado o Diário do Transporte, a primeira aparição oficial ocorreu nos dias 12 e 13 de março em evento de eletromobilidade promovido pelo Detro/RJ, que gerencia o sistema intermunicipal de transportes no estado do Rio de Janeiro.
Relembre:
Em Curitiba, o ônibus recebeu adesivação visual semelhante a que foi usada nos coletivos elétricos de outras marcas que participaram de uma série de testes promovia pela Urbs (Urbanização de Curitiba S.A.), gerenciadora dos transportes da capital paranaense.
Segundo a fabricante, o e-Volksbus iniciou os primeiros testes em maio de 2023.
O protótipo exibido em Curitiba tem 22 toneladas de PBT (Peso Bruto Total) e uma autonomia de baterias de até 250 km, com sistema de carregamento voltado ao período noturno para maximizar a produtividade.
A fabricante ainda diz que o modelo tem sistema de frenagem regenerativa, que pode aumentar a autonomia da bateria e reduzir o desgaste dos freios do veículo.
Já o sistema Eco-Drive Mode, presente no ônibus, segundo a Volkswagen, ajusta o consumo de energia do veículo.
O ônibus elétrico ainda tem proteção contra inundação, sistema de ajoelhamento para maior acessibilidade dos passageiros e a suspensão pneumática integral.
A flexibilidade é outra promessa da marca para ônibus elétricos.
A fabricante diz que adotou no desenvolvimento do projeto uma arquitetura modular para construção de veículos elétricos, podendo produzir desde um micro-ônibus de nove metros até um superarticulado de 23 metros com a mesma base.
A configuração foi concebida pela Engenharia Volkswagen Caminhões e Ônibus no Brasil, que, pela promessa, agiliza a adaptação para as diferentes plataformas de caminhões e ônibus Volkswagen. A configuração permite dividir o veículo em três módulos principais: módulo frontal, módulo central e módulo traseiro.
ELETRIFICAÇÃO DE FROTAS DE ÔNIBUS:
O Smart City é promovido pela iCities, empresa brasileira especializada em desenvolvimento de projetos de “cidades inteligentes”, em parceria com a Fira Barcelona, instituição internacional que atua em encontros globais.
Até o dia 22 de março, o encontro reúne 65 expositores na capital paranaense.
A eletromobilidade é um dos principais temas do encontro.
Como mostrou o Diário do Transporte ainda na manhã desta quarta-feira (22), o prefeito de Curitiba, Rafael Greca criticou a forma de eletrificação de frota de ônibus adotada por São Paulo pela falta de infraestrutura para recarga das baterias.
Greca classificou o que tem ocorrido em São Paulo como algo grave e defendeu que primeiro deve se acertar a infraestrutura e que a ampliação da frota elétrica deve ser gradual.
A capital paulista proibiu as empresas de comprarem ônibus a diesel desde 17 de outubro de 2022
“O que aconteceu em São Paulo é um problema muito grave porque não houve a previsão [da infraestrutura]. Aqui nós estamos planejando desde a primeira reunião. Há sim um planejamento do investimento de todas as partes do carregamento dos ônibus elétricos desde o início com a quantidade certa de ônibus, até o nosso compromisso total de 30% da frota e depois a frota toda lá na frente”.
Relembre – vendo o vídeo:
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