Governo de Pernambuco testa primeiro ônibus a gás natural nesta terça (12) na Região Metropolitana do Recife

Foto: Divulgação/ Governo do Estado

Iniciativa visa aprimorar a eficiência energética no sistema de transporte público de passageiros, reduzindo emissões poluentes

YURI SENA

Nesta terça-feira 12 de março de 2024, foi dado o início para testes com o primeiro ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNV) na Região Metropolitana do Recife. A linha 1070 – TI PELÓPIDAS / TI PE-15 (Parador) será pioneira nessa fase experimental, partindo do Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista.

A iniciativa, realizada em colaboração entre a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), o Grande Recife Consórcio de Transporte, a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) e a Conorte, visa aprimorar a eficiência energética no sistema de transporte público de passageiros, reduzindo emissões poluentes.

O ônibus, movido a gás metano, permite a utilização tanto do Gás Natural Comprimido (GNC) quanto do biometano, proporcionando uma transição simples entre ambos, ambos disponíveis na forma de gás comprimido e gás liquefeito. Comparado a modelos equivalentes a diesel, o ônibus a gás emite até 20% menos CO2 (dióxido de carbono). Além disso, a redução de emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) chega a 90% e a de material particulado, 85%.

A governadora Raquel Lyra destaca: “O nosso objetivo é fazer investimentos estruturadores para o Estado. A partir do uso do gás natural, garantimos uma mobilidade urbana sustentável e tiramos do papel um projeto inovador para Pernambuco”.

O diretor-presidente do Grande Recife Consórcio, Matheus Freitas, ressalta que uma frota à base de GNC não apenas reduziria a emissão de gases de efeito estufa no ambiente urbano, mas também poderia ser uma solução para aumentar a eficiência energética do sistema, promovendo menor dependência de combustíveis fósseis e redução dos resíduos.

O ônibus em teste tem capacidade para 86 passageiros, representando uma alternativa sustentável e eficiente para o transporte público. Caso os resultados sejam positivos, a expectativa é ampliar essa iniciativa após o sucesso do projeto-piloto.

Desde 2023, já foram entregues 185 ônibus novos na Região Metropolitana do Recife, sendo 92 equipados com ar-condicionado, integrando melhorias ao serviço de transporte público na região.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading