História

Ex-funcionários e admiradores da CMTC realizam mais um encontro em São Paulo

Desta vez, evento ocorreu na antiga garagem da Barra Funda

ADAMO BAZANI

Ex-funcionários e admiradores da CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos) realizaram no último domingo, 11 de fevereiro de 2024, mais um encontro e, novamente, o evento foi marcado por recordações, histórias, amizades e momentos de descontração.

Desta vez, os veteranos dos transportes se encontraram na antiga garagem da Barra Funda, na Zona Oeste da capital.

A CMTC foi a empresa pública de São Paulo criada em 1946 para reorganizar os transportes na cidade que nesta época, guardadas as proporções, já era uma metrópole.

A companhia foi inovadora em diversos aspectos: fabricou os próprios ônibus, fabricou e desenvolveu novas gerações de trólebus, operou ônibus “movido a lixo” (na verdade, biometado, gás obtido da decomposição de resíduos), a Gás Natural, testou etanol, teve ônibus dois andares urbano (o Fofão, de Jânio Quadros no final dos anos 1980), além de trazer novos conceitos de gestão dos transportes urbanos.

A CMTC teve várias garagens espalhadas pela cidade.

De acordo com o presidente da associação que reúne os ex-funcionários, Washington Carvalho, foi o quinto encontro.

Edições anteriores ocorreram em regiões de outras garagens, justamente com o objetivo de reunir os trabalhadores e admiradores de cada área da cidade.

“Mais de 100 pessoas compareceram. Teve gente que veio de Pernambuco, do Paraná e do interior de São Paulo. São pessoas que trabalharam na CMTC e não se viam há mais de 30 anos. Também tivemos as presenças de vários funcionários atuais do sistema de transportes e seus filhos, unindo passado, presente e futuro”

Outro destaque do encontro, como de outras vezes, foi uma exposição de modelos de ônibus antigos, restaurados com as pinturas da CMTC de cada época.

Entre estes veículos, estavam os ônibus monoblocos, muito presentes na história da empresa pública.

Na gestão do prefeito Paulo Maluf, a CMTC foi gradativamente extinta entre 1993 e 1994.

Primeiro foram privatizadas as linhas e garagens de trólebus, em 1993. Já no ano de 1994, foram passadas para a iniciativa privada as linhas de ônibus a diesel.

Em 1995, a CMTC foi substituída pela atual SPTrans (São Paulo Transporte) no gerenciamento dos transportes, mas ainda é referência mundial em transportes.

Ao longo de sua existência, a CMTC recebeu delegações de diversos países para obter informações e exemplos de operação e gestão.

Carvalho disse que ainda haverá novos eventos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Comentários

  1. Guilherme Santos disse:

    Boa tarde….sou ex funcionário, como faço para fazer parte dessa associação?

  2. Neilton costa da Silva disse:

    Boa tarde eu sou a última turma que foi contratada em 1992, meu prontuário era 119,909,9, ainda tenho esse prontuário comigo e tbm o crachá, foi a melhor empresa que trabalhei em toda minha vida.era da garagem Leopoldina um forte abraço pra todos

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading