Ícone do site Diário do Transporte

Concessões da malha ferroviária da ANTT para transporte de passageiros recebem mais de 200 sugestões até esta terça (09), último dia

Governo Federal pretende fazer concessões exclusivas para transporte de pessoas e também incorporar atendimento de passageiros em contratos que contemplem também movimentação de cargas

ADAMO BAZANI

Termina nesta terça-feira, 09 de janeiro de 2024, o prazo para o envio de sugestões na consulta pública para o projeto do Governo Federal de conceder à iniciativa privada a operação de novas linhas de trens para passageiros na malha ferroviária gerenciada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Até esta terça-feira (09), foram enviadas mais de 200 sugestões para a formulação de um decreto para criar a chamada Política de Transporte Ferroviário de Passageiros.

O Governo Federal pretende fazer concessões exclusivas para transporte de pessoas e também incorporar atendimento de passageiros em contratos que contemplem também movimentação de cargas.

O endereço para o envio das propostas é: https://www.gov.br/participamaisbrasil/politica-do-transporte-ferroviario-de-passageiros-ptfp

De acordo com a minuta (proposta) de decreto, as novas ferrovias devem interferir o mínimo possível no trânsito e permitir conexões com outros meios de transportes, como ônibus urbanos e rodoviários, além de trens urbanos e metropolitanos.

Além das receitas tarifárias, as concessionárias de trens de passageiros interestaduais poderão obter recursos com construções em áreas anexas às estações e às faixas de domínio: linhas.

Venda de publicidade em trem e estações e shoppings nas áreas de concessões podem ser outras formas de arrecadação.

Imóveis da União, em especial os desocupados, que estão em um raio de 800 m de linhas e estações poderão ser cedidos ou alienados na concessão.

As concessionárias terão de se submeter a indicadores de qualidade que podem interferir na remuneração.

Entre as rotas possíveis que devem incorporar operações com passageiros estão:

Pelotas (RS) x Rio Grande (RS)

Londrina (PR) X Maringá (PR)

Duque de Caxias (RJ) x Niterói (RJ)

Brasília (DF) X Luziânia (GO)

Salvador (BA) x Feira de Santana (BA)

Fortaleza (CE) x Sobral (CE)

São Luís (MA) x Itapecuru (MA)

Estados e municípios também podem participar das concessões pelo Governo Federal, conectando trechos regionais ou propondo extensões de linhas e unificação de projetos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Sair da versão mobile