Greve na CPTM, no Metrô, Sabesp e Educação deve atingir São Paulo no dia 28 de novembro de 2023, decidem sindicatos contra privatizações
Publicado em: 31 de outubro de 2023
Comunicado foi feito pela presidente do Sindicato dos Metroviários em redes sociais; Paralisação deve envolver também funcionários da Fundação CASA; Ônibus e linhas de trem e metrô de operação privada vão funcionar normalmente
ADAMO BAZANI
Colaborou Vinícius de Oliveira
A região metropolitana de São Paulo mais uma vez deve enfrentar uma greve de trens, metrô e funcionários da Sabesp.
Em seu perfil nas redes sociais, a presidente do Sindicato dos Metroviários, Camila Lisboa, disse que nesta segunda-feira, 30 de outubro de 2023, diversos
sindicatos se reuniram e decidiram fazer uma greve unificada no dia 28 de novembro de 2023 contra as privatizações pelo Governo do Estado.
Ainda segundo Camila Lisboa, além dos sindicatos que representam os trabalhadores das linhas da CPTM, do Metrô e da Sabesp, participaram a Apeoesp (professores) e os representantes trabalhadores da Fundação CASA (que atende menores infratores apreendidos).
No dia 03 de outubro de 2023, a região metropolitana de São Paulo já tinha sido afetada por uma greve envolvendo servidores públicos do Metrô, da CPTM e da Sabesp.
No dia 12 de outubro de 2023, ocorreu uma paralisação surpresa em linhas de metrô e na linha de monotrilho, mas foi uma ação dos metroviários somente contra advertências a trabalhadores que se negaram a treinar colegas para operar os trens em dias que necessitem de contigência.
Ônibus da operação PAESE (Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência) chegaram a ser acionados.
Empresas de ônibus rodoviários remarcaram passagens de usuários de graça, já que era feriado prolongado e muita gente com viagem marcada não conseguiu chegar aos terminais Tietê (zona Norte), Barra Funda (zona Oeste) e Jabaquara (zona Sul).
De acordo com a sindicalista, a “greve unificada” anunciada para 28 de novembro deve ser “maior” que a de 03 de outubro.
Além de protesto contra as possíveis concessões e privatizações de serviços públicos, a paralisação vai ter como pauta a tentativa de reverter demissões no Metrô e “cortes na educação”.
Como mostrou o Diário do Transporte, o Metrô demitiu cinco funcionários e afastou quatro pela paralisação surpresa do dia 12 de outubro.
Os metroviários chegaram a discutir a possiblidade de uma greve contra as demissões nesta terça-feira, 31 de outubro de 2023, mas preferiram fazer o protesto unificado com as outras categorias.
As linhas 4-Amarela (ViaQuatro), 5-Lilás (ViaMobilidade), 8-Diamante, 9-Esmeralda (ViaMobilidade) e os serviços de ônibus em toda a Grande São Paulo não devem parar porque já são de operação privada.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes



Apoio totalmente mais essa GREVE!
PARA TUDO QUE DER P/ PARAR!
Absurdo! Quererem sucatear Empresas Públicas e a Educação, sempre tão negligênciada p/ vender tudo depois p/ os almofadinhas da Faria Lima e Av. Paulista e de WALLSTREET, NY/NY ! Cai fora jacaré!
boa devem parar sim ,sempre, apoiado contra esse governo de milicianos bolsonaristas corruptos que so querem vender o que e do povo por que tem preguica de trabalhar.
Absurda greve!! São movimentos políticos de sindicalistas, mal intencionados.
Deixem de se esconder atraz dos funcionários que precisam e querem manter seus empregos e tem competência para entender que greve deste tipo é só para pessoas que não tem compromisso com a população de São Paulo.
Cabide de emprego é uma vergonha!! Vão procurar outro emprego se não tem compromisso com esta grande e importante companhia do Metropolitano.
Absurda reunião envolvendo até a área da educação.
Parabéns governador Tarcísio, São alguns poucos que se escondem atrás dos verdadeiros funcionários que trabalham diariamente no melhor e mais rápido transporte de São Paulo.
.
Parabéns aos sindicatos na sua campanha cada vez maior pela conscientização da necessidade de PRIVATIZAR as empresas públicas que prestam serviços essenciais e acabam sendo usados como instrumento político nas mãos de barões do funcionalismo público.
PA-RA-BÉNS!
Poderia também incluir a enfermagem que ainda não recebeu o piso salarial .
Sigam em frente, companheiros! As privatizações anunciadas pelos bolsonaristas não têm razão alguma de ser! elas visam, apenas, locupletar os bolsos daqueles q as promovem.
O interesse coletivo e público da sociedade paulista continua ser lesado de forma descarada! Ainda bem q há cidadãos q reagem contra isso em nosso país!
Tem que privatizar mesmo, cambada de povo inútil e imprestável que ganha muito bem se comparado a realidade do país. Mas continuem companheiros, continuem a dar motivos e convencer o povo e nossos governantes que a melhor saída é e a privatização.
Ô jovem… os capitalistas ultra egoístas sempre venderam a ilusão de que a privatização melhora a vida do povo. Pura falácia. Quem usa diariamente o trem/metrô no RJ sofre horrores. Classe média alta, patrões e empresários não usam transporte público. No Rio privatizado desde 1998… passagem do trem 7,40. Metrô idem e o pior, sem integração gratuita… Deus livrai São Paulo dessa maldição burguesa elitista carioca!
Parabéns aos trabalhadores do melhor sistema metroferroviário da América Latina. Não deixem a querida São Paulo se transformar na maldição carioca que vendeu os de lá com essa falácia de que privatizar é melhor. Passagem caríssima 7,40 e o pior, sem integração gratuita entre trem/metrô. Povo manipulado pelos burgueses da elite carioca. Acorda povo, raciocinem. Acham que empresários pensam no bem estar do povo? Dividendos, lucros infinitos. Transporte tem que ser público e de qualidade. O governador não quer investir no metrô/cptm mas “empresta” muitíssimo dinheiro, mão de obra e equipamentos para CCR? Acorda São Paulo!
Demorou para privatizar, bando de incontetentes nos comandos, indicados por políticos, méritos zero, vagabundagem de sindicatos já basta o ladrão que está acabando com nosso País e saiu de uma bosta dessa de sindicato, tem que mandar tudo embora e recontratar quem quer trabalhar, apeoesp escolas públicas hoje não passam de boca de fumo, são e uma vergonha, tem que tirar até da alimentação e por em uma escola particular, se não quiser perder seus filhos para drogas e doutrinação.
Falou tudo uma verdadeira vergonha, mais juntos vamos vencer esse sistema corrupto com fé em Deus.
Tem que privatizar e acabar com os pelegos esquerdistas que só prejudicam a população de São Paulo. 😡🤬😟😠😈
Tem que acabar com a cut, a responsável por toda a baderna gerada por greves políticas, já que os funcionários tem um salário acima da média
Tem que privatizar mesmo… E quem não gostar, manda embora e contrata quem quer trabalhar. Simples assim
É uma vergonha, sou totalmente contra, tem que privatizar, tem inúmeras pessoas ganhando muito menos trabalhando mais, e ainda não se deram conta que os adolescentes iram fazer o provão paulista nos dias 28 e 29, se isso realmente acontecer é pura politica desproporcional, tem outros meios, agora parar por causa de interesses únicos e a população mais uma vez sofrer por causa disso. É o Brasil que alguns acham que podem fazer o que quiser, passou da hora de privatizar a maioria das coisas, isso sim.