SPTrans contrata por R$ 18 milhões implantação de pavimento rígido em 37 paradas de ônibus da Av. Nossa Senhora do Sabará, Zona Sul de São Paulo
Publicado em: 30 de outubro de 2023

Serviços contemplam reforma dos passeios, guias, sarjetas e demais serviços complementares
ALEXANDRE PELEGI
A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans – São Paulo Transportes, assinará contrato para substituição do pavimento flexível por pavimento rígido em 37 paradas de ônibus da Avenida Nossa Senhora do Sabará, Zona Sul da capital.
No Diário Oficial da Cidade desta segunda-feira, 30 de outubro de 2023, foi publicado o Termo de Homologação da licitação realizada com esta finalidade.
Pela publicação, a empresa Coenpa Infraestrutura S.A teve sua contratação autorizada pelo valor global de R$ 18,4 milhões (R$ 18.399.900,64) pelo prazo de 11 meses.
O contrato a ser firmado contempla também a reforma dos passeios, guias, sarjetas e demais serviços complementares nas vias de todos os pontos.
De acordo com a gerenciadora do transporte coletivo da capital, o conjunto de serviços “visa a melhoria das características técnicas e operacionais do pavimento que se deteriora pelo uso intensivo do tráfego de ônibus com acréscimo de tensão causados por frenagem e partida dos veículos e pela frequente exposição a derramamentos de derivados de petróleo, o que deteriora o ligante asfáltico”.
As finalidades principais desses serviços são, ainda de acordo com o Edital do certame:
– Prolongar a vida útil do viário das paradas de ônibus;
– Maior resistência do pavimento a circulação de ônibus;
– Reduzir o custo de operação de transporte coletivo;
– Melhorar a qualidade e conforto aos usuários, e;
– Contribuir para que as vias se mantenham permanentemente abertas ao tráfego e permitir maior regularidade, pontualidade, conforto e segurança aos usuários de transporte coletivo.
Os serviços de calçada deverão ser realizados após a conclusão do pavimento rígido, como prioridade à segurança dos usuários. “Desde que haja espaço e segurança para os usuários e pedestres e autorizado pela fiscalização, este passeio poderá ser realizado em conjunto com o pavimento”, diz o Edital.
Como referência, para substituição do pavimento flexível por pavimento rígido, nas vias das paradas de ônibus terá um comprimento de aproximadamente 70 metros; o centro dos abrigos ou pontos deverá estar, preferencialmente, de 10 a 15 metros do final do pavimento rígido a construir.
De acordo com o Termo de Referência, os locais que receberão as obras de melhoria nos dosi sentidos estão descritos abaixo:
Paradas para adequação do pavimento
Local: Avenida Nossa Senhora do Sabará
Sentido Centro-Bairro
Altura nº 116
Altura nº 358
Altura nº 642
Altura nº 1024
Altura nº 1370
Altura nº 1570
Altura nº 1874
Altura nº 2076
Altura nº 2420
Altura nº 2946
Altura nº 3254
Altura nº 3524
Altura nº 3780
Altura nº 4090
Altura nº 4340
Altura nº 4570
Altura nº 4710
Altura nº 4990
Emérico Richter, 254
Sentido Bairro-Centro
Altura nº 155
Altura nº 409
Altura nº 765
Altura nº 1117
Altura nº 1331
Altura nº 1711
Altura nº 1845
Altura nº 2077
Altura nº 2391
Altura nº 2909
Altura nº 3233
Altura nº 3491
Altura nº 3857
Altura nº 4247
Altura nº 4455
Altura nº 5605
Altura nº 4999
Emérico Richter, 207

Ponto da Emérico Richter, nº 254, também terá melhorias (Reprodução Google Maps)
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Comentários