Diário do Transporte, OTM e Podcast do Transporte estão com estúdio no Arena ANTP em São Paulo
Publicado em: 24 de outubro de 2023

Espaço recebe até o próximo dia 26 autoridades, empresários do setor e especialistas para debater os diversos temas relacionados à mobilidade; Secretário de Transporte de São Paulo fala da distribuição dos ônibus elétricos na capital paulista
ADAMO BAZANI
O Diário do Transporte e a editora OTM, que faz revistas como Transporte Moderno, Technibus e a publicação e premiação Maiores do Transporte & Melhores do Transporte, se uniram para a produção do Podcast do Transporte e estão com um estúdio no Arena ANTP, em São Paulo.
O espaço recebe até quinta-feira, 26 de outubro de 2023, autoridades de transportes de diversas cidades, especialistas e empresários do setor para a gravação dos programas que serão exibidos nas plataformas de áudio que rodam podcasts ou diretamente no link: https://podcastdotransporte.com.br/#ouvir
O Arena ANTP, evento da Associação Nacional de Transportes Públicos, uma ONG sem fins lucrativos, ocorre até esta quinta-feira (26) no TransAmérica ExpoCenter, Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, em Santo Amaro, na zona Sul da capital paulista.
A estação Santo Amaro, da linha 5-Lilás de metrô e 9-Esmeralda de trem, e o terminal de ônibus Santo Amaro são os acessos por transporte coletivo mais próximos.
As entrevistas são feitas pelos jornalistas Alexandre Pelegi e Luiz Henrique Romagnoli.
Participam também do produto Podcast do Transporte, a jornalista Fátima Mesquita, o CEO da OTM, Marcelo Fontana, e o jornalista do Diário do Transporte, Adamo Bazani.
O Arena ANTP realiza ciclos de debates dos mais variados temas relacionados à mobilidade, desde tarifa zero, gratuidades, novo marco legal do transporte, até assuntos voltados à tecnologia, como indústria de trens e ônibus, equipamentos, tecnologias de bilhetagem eletrônica e monitoramento e eletrificação de frotas.
Os mais variados palestrantes também dão entrevistas no estúdio ao Podcast do Transporte, editora OTM e Diário do Transporte.
Um deles, que participou do programa nesta quarta-feira (24), foi o secretário-executivo de Transporte e Mobilidade Urbana da cidade de São Paulo, Gilmar Pereira Miranda.
Entre os assuntos esteve a eletrificação da frota da capital paulista.
De acordo com Gilmar, as empresas de ônibus da cidade estão preparadas para implantar a infraestrutura necessária para a recarga de baterias de elétricos.
Segundo o secretário, o ritmo de renovação de frota previsto está compatível com o tempo necessário para a implantação da infraestrutura.
Gilmar Pereira Miranda disse ainda que o objetivo é já nesta fase inicial de eletrificação espalhar os ônibus elétricos por diferentes regiões da cidade e não somente concentrá-los nos principais eixos centrais.
A prefeitura de São Paulo tem como meta colocar em operação pelas empresas concessionárias, 2,6 mil ônibus elétricos até o fim de 2024. O cumprimento desta meta deve custar R$ 8 bilhões, dos quais R$ 6 bilhões serão custeados pela prefeitura e R$ 2 bilhões virão pelas concessionárias, mas elas serão subsidiadas por isso. Assim, não vão custear a eletrificação, na prática.
A administração municipal da capital paulista anunciou que obteve R$ 5,75 bilhões em financiamentos: R$ 2,5 bilhões pelo BID e Banco Mundial (Bird) com o dever de contrapartida de R$ 625 milhões das receitas do município; R$ 2,5 bilhões do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e R$ 750 milhões do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
O que está acontecendo na cidade de São Paulo é visto de perto pelos demais administradores de todo o País.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes