VÍDEO: Além de ônibus e trem, criminosos atacaram estação de BRT em dia de terror no Rio de Janeiro

 

Quase 40 ônibus e um trem foram incendiados; Governador fala em prisões

ADAMO BAZANI

Colaborou Michelle Souza

Os criminosos na onda de ataques ao transporte público nesta segunda-feira, 23 de outubro de 2023, atearam fogo também uma estação do sistema de corredores de ônibus BRT (Bus Rapid Transit).

Imagens feitas por moradores mostram a estação Santa Veridiana, do Corredor Transoeste, na Avenida das Américas, sendo consumida pelas chamas.

Ao menos 35 ônibus foram atacados em diversas partes da cidade, em especial na zona Oeste.

O corredor BRT Transoeste teve as operações suspensas, assim como dezenas de linhas de ônibus comuns.

Um trem da SuperVia que saía de Santa Cruz sentido Central, às 18h04, foi abordado por bandidos nas proximidades da estação de Tancredo Neves. O maquinista foi obrigado pelos bandidos a abrir a porta, a descer da composição e teve que retornar à estação. Os criminosos atearam fogo à cabine de um trem. Todos os passageiros desembarcaram em segurança, segundo a concessionária.

Como tem mostrado o Diário do Transporte, ocorreu uma onda de ataques ônibus e trem após operação policial que resultou na morte de Matheus da Silva Resende, de 24 anos, da quadrilha de milicianos chefiada por seu tio.

Com o apelido de Teteu ou Faustão, Matheus da Silva Resende era sobrinho de Luis Antônio da Silva Braga, o Zinho, que desde 2021 é apontado como principal grupo miliciano que atua no Rio.

O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, disse em entrevista coletiva no início da noite desta segunda-feira, 23 de outubro de 2023, que foi montado um plano de contingência para restabelecer a ordem na capital e região metropolitana.

O governador disse que até o horário da entrevista, 12 acusados foram presos pelos ataques ao transporte público e serão tratados como terroristas.

Todos serão encaminhados a presídios federais.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta