Falta motoristas de ônibus na Europa: mais de 80% das operadoras enfrentam graves dificuldades para preencher cargos
Publicado em: 14 de outubro de 2023

Escassez desse profissional preocupa e deve piorar; estimativa é que vagas em aberto devem mais do que duplicar em cinco anos, chegando a 275 mil
ALEXANDRE PELEGI
Num ambiente de crise econômica o mundo se defronta com um paradoxo: há excesso de vagas para quem quer atuar no transporte público como motorista de ônibus.
No Brasil a escassez desse tipo de profissional já foi relatada por entidades do setor, como a Abrati e a CNT, mas agora se vê que o problema atinge outros países, como na Europa.
Um relatório recentemente divulgado pela IRU – União Internacional dos Transportes Rodoviários, mostra a situação preocupante das empresas operadoras, que atualmente enfrentam graves dificuldades para preencher esses cargos.
De acordo com o estudo, o problema atinge mais de 80% das empresas de ônibus na Europa. O relatório calcula que a escassez aumentou 54%, o que representa que atualmente estão vagos 105 mil postos de condutor, 10% da população total de motoristas profissionais.
A situação preocupa, porque ao invés de ser algo momentâneo, a estimativa é que a escassez dessa mão-de-obra mais que duplicará em cinco anos, atingindo 275 mil vagas em aberto.
Essa previsão ruim no médio prazo tem um motivo: o trabalho informa que 1,2 milhões de motoristas de ônibus irão se aposentar nos próximos cinco a dez anos, enquanto a taxa de novas contratações será significativamente mais baixa.
Se a Covid afetou a demanda de passageiros e causou crise aguda no transporte coletivo urbano e rodoviário, após a pandemia os efeitos mudaram de sinal: sobram empregos. Isso porque com o crescimento do setor dos ônibus com a retomada das viagens aumentou a procura por motoristas.
Na Europa o problema é particularmente grave no caso dos ônibus regionais, do transporte regular de longa distância e dos ônibus de turismo.
Para o Secretário Geral da IRU, Umberto de Pretto, há uma explicação para o déficit de condutores, que tem levado as empresas de transporte em toda a Europa a interromper serviços por falta de motoristas. “A escassez de motoristas de ônibus aumentou 54% desde o ano passado, mas o que é ainda mais preocupante é a baixa taxa de entrada de jovens na profissão em comparação com a elevada taxa de reforma dos motoristas mais velhos“, explica Pretto.
Em busca de profissionais, a Europa poderá facilitar a contratação de profissionais de outros países, facilitando o acesso aos postos vagos. Hoje apenas 5% dos motoristas que atuam na União Europeia são cidadãos de outros países. Para a IRU, o acesso à profissão de motorista qualificado deverá ser facilitado como uma forma de minimizar essa escassez.
Atualmente apenas 16% dos motoristas de ônibus na Europa são mulheres, porcentagem inferior à média do setor dos transportes (22%) e da população ativa (46%).
A profissão também espelha o envelhecimento da população: menos de 3% dos motoristas de ônibus no continente europeu têm menos de 25 anos, enquanto mais de 40% têm mais de 55 anos.
“A profissão de motorista de ônibus oferece a oportunidade de reduzir o desemprego juvenil e aumentar o número de trabalhadores essenciais. Os governos e a indústria devem trabalhar juntos para desarmar esta bomba-relógio demográfica”, ressaltou Umberto de Pretto.
A IRU é uma associação fundada há 75 anos em Genebra e que realiza parcerias com as Nações Unidas, a União Europeia e as instituições da Eurásia. Ela se dedica a impulsionar o progresso na indústria do transporte rodoviário. O organismo tornou-se com os anos a voz global do setor do transporte rodoviário comercial.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Eu fui motorista rodoviário por mais de 20 anos, abandonei a profissão em 2019. Vou citar os motivos.
1-Ônibus rodoviários:
Salario ruim, jornada excessiva, alojamentos precários, trabalho noturno e diurno, uma viagem de dia, outra a noite, não tem organismo que aguente, monitrip, guardar e entregar malas, com os DD tomando conta ficou horrível, poucas empresas tem ajudante, maioria é o motorista que se ferra sozinho, a antt e as empresas jogam tudo nas costas do motorista aumentando sua carga de estress, que já é bem alta só pelo fato de estar conduzindo 60 vidas e um patrimônio de 1 milhão e meio de reais. Ainda tem que servir lanche no leito e por filmes, dar discurso, etc…quem aguenta? E na hora de pagar hora extra, as empresas não querem. Estradas cada vez mais cheias, radar pra todo lado, enfim, ninguém aguenta mais tanta pressão pra pouco ganho.
2- Turismo
Viajar na dupla sempre é dificil porque achar um parceiro que dê certo é raro. Isso torna a viagem estressante. Onibus inadequados para viagens longas, onde muitas vezes o motorista auxiliar precisa viajar em pé nos degraus. Dormir no bagageiro, entra e sai de passageiros, não tem tempo pra descanso pra fazer passeios. Os dois vão e voltam arrebentados. Sem contar que muitos fizeram linhas o dia todo e a noite são escalados para viajar. Isso a antt e o ministerio do trabalho não veêm. E nada de hora extra.
3- Ônibus urbano
O mais estressante de todos, e conseguiram piorar fazendo o motorista dirigir e cobrar. Tem escalas de 9 horas e 20. Imagine você rodar com um onibus pelo trânsito infernal das cidades, dirigindo e cobrando por 9hrs e 20 e ainda um monte de passageiros te estressando. Fiscal da empresa no seu pé, horário pra cumprir, etc… não tem quem aguente.
Então senhores, ou muda algumas coisas pra melhorar pro lado dos motoristas para diminuir sua carga de estress e melhorar seus ganhos, ou esses números vão piorar muito, porque não compensa mais. Melhor fazer um canal dark no youtube e ganhar 5 mil por mês sem nenhum estress. Empresas cada vez mais ricas, comprando ônibus novos, enquanto o pobre do motorista, andando de bolsos vazios e estremamente esgotado emocionalmente pelo estress do dia a dia. Eu não penso em voltar, só se muita coisa mudar. E sou bem qualificado. Foram mais de 20 anos só em empresas grandes.
Bom Dia.
Se era tão ruim o trabalho de motorista de ônibus, esperou chegar a 20 anos para parar.
Uma vida toda trabalhando assim, muito triste ler um relato desse.
Eu também fui motorista de ônibus rodoviário, troquei de profissão por motivo de baixo salário ambiente de serviço precário onde o motorista é obrigado fazer de tudo e mais um pouco alojamentos ruins frota nova mas com má conservação de manutenção. Perseguição de gerentes e escaladores e chefes de tráfego. Na minha opinião quem entende de ônibus e rodovia são os motoristas e não uma pessoa que fica atrás de uma mesa na minha opinião não tem qualificação para dirigir equipes de seres humanos… Não somos uma máquina sentimos cansaço físico e psicológico e olha que trabalhei em uma empresa que eles se acham que é referência no transporte do sul eles conseguiram acabar com meu sonho de infância…
Estou há sete anos tentando uma vaga como motorista de ônibus, na cidade onde moro, Piracicaba/SP. A resposta é simples: as empresas não contratam novos profissionais por causa da falta de experiência na área. Essas empresas não investem em treinamento e capacitação de novos profissionais.
Como fazer para trabalhar de motorista de ônibus na Europa sou brasileiro
Juliano e Paulo Cesar, duas realidades bem diferentes, empresas e empresários no Brasil x empresas européias, com melhor legislação em prol do trabalhador. Perfeito,.claro que não, mas bem melhor que aqui.
Falta de oportunidade tbm as empresas so exigem experiência, não dão oportunidade um treinamento experiência se adiqueri no no dia dia, ninguém quando começou na profissão tinha experiência. Tenho habilitação AD curso de transporte coletivo de passageiro sempre é não das empresas.
Eu queria muito oportunidade de trabalha, (21)964328105
A falta de profissionais dessa área se da pela exigência das empresas q o motorista tenha ampla experiência, apesar q já há empresas q contratam sem experiência e dão treinamento p formar o profissional. E a falta de motoristas se da também pelas perseguições q os motoristas sofrem, pela dupla função (dirigir e cobrar) e o pior q as autoridades acham isso normal. Eu sou motorista de ônibus em São Paulo, trabalho na Via Sudeste (antiga Via Sul), só nessa empresa trabalho a 18 anos e já fui muito perseguido por fiscais e pela manutenção. Mas essa semana foi a pior de todas pois um inspetor de má fé me escreveu dizendo q passei o farol vermelho sendo q ñ passei. Esses inspetores estão perseguindo demais os operadores. Esses inspetores tem q entender q trabalho num articulado de 23 metros de comprimento e se o motorista iníciou o cruzamento no verde ele ñ pode dizer q passou no vermelho. O veículo é lento e grande e as vezes ñ da tempo de concluir o cruzamento antes da mudança de fase e quando o veículo está embalado nem sempre da tempo de parar quando da o amarelo pois o freio ñ segura tamanho peso e num coletivo ñ podemos frear brusco . Eu tenho excelente conduta no trabalho tanto é q o chefe procurou no meu prontuário e ñ achou nenhuma multa. Eu nunca peguei multa nessa empresa. É por esses motivos todos q citei q as empresas ñ conseguem fechar o quadro de motoristas
Como entrar em contado pra se candidatar ???
Falar das Faltas do Caco é Fácil.
Agora, Cumprir as Necessidades da Cacaria, é Difícil Né, Exerci por Rob um Determinado Tempo Como Motorista de Ônibus, Pude Observar que a Falta de Respeito, Preparo Psicológico, Familiar e Cultural, Começava nos Empresários e Disseminava nos Seus Comandados. Quem lida com Público, Precisa Estar em Paz e Bem Assessorado.
Como Citei Exerci a Profissão por Rob. Achava Bonito a Profissão, Porquê Sempre Gostei de Lidar com Pessoas. Na Época Troquei a Sala de Aula pelo Volante, porque o Salário do Motorista era Superior ao de Professor. Naquele Momento, Nada me Stressava Abracei a Profissão. Só que Passando o Tempo, a Pressão dos Fiscais, Despachantes e a Ganância dos Empresários, por Conta do Alto Salário, não Compensava Mais Continuar, por Conta das Explorações. “Cobranças de Peças, Pneus por Conta dos Desgastes, Corte de Horas Extras, Bancos Rasgados por Passageiros, Não Pagavam Diária Com At. Médico”, por fim retirada dos Cobradores. Em fim Motorista não é um Robô. Por Conta desses Abusos, E ter Conseguido Concluir minha Casa Própria Naquele Período que Recebia 5 Salários Mínimos. Retornei à Sala de Aula.
Enfim! Todo Trabalho É Bom. Só Que o Profissional, Precisa Ser Respeitado.
Essa profissão atualmente não está valorizada, está muito defasada
Boa tarde moro aqui no Brasil Rio de janeiro duque de Caxias, sou motorista carreteiro como posso ter a oportunidade de trabalhar na Europa com vocês?
Só de Aracaju Sergipe tenho 14 anos de motorista. 79996263912
Trabalho em uma Empresa a Sete Anos, na Cidade de São Paulo, na Periferia Norte, o que acontece, que quem Gerencia o Transporte em São Paulo, e a SPtrans, que não aumentou o número de Veículos Pós-Pandemia, por isso tudo, as muitas reclamações dos Usuários da Cidade de São Paulo, porque dessa Política toda do Poder Público,por isso a População tem que reclamar com mais ênfase.
Sou brasileiro, já tenho experiência, quero tuar na Europa como faço?
Tenho 20 anos de experiência, estou aqui em Portugal já fazem 10 meses, não consigo ingressar no sistema rodoviário.
Pelo fato de eu já me encontrar aqui, não seria menos custos e mais fácil para as empresas me contratar?
Blz ! Como posso saber dessas vagas poderia ajudar
Bom dia aqui em salvador Bahia não existe vaga de emprego de motorista de ônibus tenho 12 anos experiência e tô disposto até ir para outro país para trabalha já que tenho 8 anos desempregado
Olá boa noite, eu sou do Rio de Janeiro.
Minha maior vontade é trabalhar na Europa
Tenho 13 anos como profissional de transporte de pessoas