Prazo foi prolongado em 60 dias; governo do estado negocia investimento de R$ 5,5 bilhões
VINICIUS DE OLIVEIRA
Na última segunda-feira, 21 de agosto de 2023, o secretário estadual de Parcerias e Investimentos de São Paulo, Rafael Benini, anunciou que a abertura das propostas da licitação pública para a implementação do Trem Intercidades (TIC) São Paulo-Campinas foi adiada em 60 dias pelo governo do estado, dessa forma sendo realizada em janeiro de 2024.
O representante da pasta comunicou que haverá um investimento maior por parte da administração pública para que o projeto aconteça e que o edital de concorrência para a formação da Parceria Público-Privada (PPP) será republicado no mês de setembro.
Durante o evento “Infratech Gestão Pública Inteligente – Soluções para Mobilidade”, promovido pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CDRMC) e Instituto Movimento Cidades Inteligentes (IMCI), prefeitos expressaram o desejo de uma ampliação do TIC no futuro para cidades como Americana e Santa Bárbara d´Oeste.
De acordo com Rafael Benini, o adiamento ocorreu por conta da negociação de R$ 5,5 bilhões pelo governo estadual com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e devido ao atraso do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.
Vinicius de Oliveira, para o Diário do Transporte
