Metrô solicita Licença Ambiental de Instalação para ampliação da estação São Joaquim, linha 1 Azul
Publicado em: 22 de agosto de 2023

Cetesb havia concedido licença prévia em dezembro de 2022, válida por cinco anos
ALEXANDRE PELEGI
A Cetesb, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, publicou nesta terça-feira, 22 de agosto de 2023, aviso que recebeu o pedido de Licença Ambiental de Instalação da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô para ampliação da Estação São Joaquim – Linha 1 Azul.
O Metrô já recebeu a Licença Prévia de Instalação, com validade por cinco anos, concedida pela Cetesb em dezembro de 2022, como mostrou o Diário do Transporte (relembre). O pedido agora é para uma Licença definitiva.
A estação São Joaquim passará por processo de adequação com vistas à conexão com a futura Linha 6-Laranja.
O projeto básico da ampliação está sendo feito pelo Consórcio Pólux-Sondotecnica-Egis, que recebeu Ordem de Serviço para iniciar o trabalho em outubro do ano passado.
O Governo de São Paulo espera que a nova ligação com a futura Linha 6-Laranja quadruplique a demanda de passageiros da estação situada na Linha 1.
Para dar conta do aumento de fluxo a reforma deverá realizar adequações para ampliação da capacidade de circulação de pessoas, modernizando a estação que foi construída nos anos 70.
A Linha 1-Azul é a mais antiga do sistema metroviário.
O projeto tem como premissa básica ampliar o mezanino atual localizado abaixo da Rua Vergueiro e construir uma nova ligação subterrânea com conexão direta ao mezanino da futura estação da Linha 6.
Parte das salas técnicas serão remanejadas, assim como será feita a ampliação do acesso e do salão de bloqueios existente (catracas de entrada e saída), além da ampliação da capacidade de saída dos passageiros das plataformas.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes