Governo Federal anuncia novo PAC com R$ 1,7 trilhão, sendo R$ 48,7 bilhões para mobilidade
Publicado em: 11 de agosto de 2023

Em São Paulo, por exemplo, recursos devem contemplar seis corredores de ônibus, extensão de metrô e trem intercidades – Veja as obras em cada estado
ADAMO BAZANI
Colaboraram Alexandre Pelegi, Arthur Ferrari e Willian Moreira
O Governo Federal anunciou no Rio de Janeiro nesta sexta-feira, 11 de agosto de 2023, o lançamento do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) que vai disponibilizar aos estados R$ 1,7 trilhão para início e conclusão de obras. Para a área de mobilidade urbana, serão R$ 48,7 bilhões.
Segundo nota do Governo Federal, as prioridades no subeixo de mobilidade urbana serão corredores de ônibus, BRTs (Bus Rapid Transit) e transportes urbanos e metropolitanos sobre trilhos, além de renovação da frota de ônibus.
Os investimentos do Novo PAC em Mobilidade Urbana darão prioridade aos transportes de alta e média capacidade, como metrôs, trens urbanos, VLTs, BRTs e corredores de ônibus para reduzir o tempo de deslocamento nos grandes centros urbanos e melhorar a qualidade de vida da população. O Novo PAC retoma as obras paralisadas nos últimos anos e incentiva a renovação de frota para melhorar o conforto e segurança dos passageiros, além de estimular a produção de veículos e equipamentos pela indústria nacional.
Do total do PAC de R$ 1,4 trilhão devem ser empregados entre 2023 e 2026 e R$ 300 milhões depois de 2026.
Já para a mobilidade urbana, serão R$ 36 bilhões entre 2023 e 2026, e de R$ 12,7 bilhões para depois de 2026.
Os governadores podem inscrever suas obras. No estado de São Paulo, por exemplo, devem ser incluídos seis corredores de ônibus (entre BRTs e comuns), dois terminais de ônibus, a extensão da linha 2-Verde de metrô para a zona Leste e posteriormente, Guarulhos, a extensão da linha 9-Esmeralda de trens para o extremo sul, entre outras intervenções. O TIC (Trem Intercidades) da capital paulista para a capital paulista entre no subeixo de transportes sustentáveis. (Veja mais abaixo o quadro da mobilidade em cada Estado)
O PAC foi dividido nos seguintes eixos, que são compostos por subeixos:
– Cidades Sustentáveis e Resilientes: R$ 609,7 bilhões
Subeixos: Minha Casa Minha Vida; Financiamento Habitacional; Periferia Viva – Urbanização de Favelas; Mobilidade Urbana Sustentável; Gestão de Resíduos Sólidos; Prevenção a Desastres – Contenção de Encostas e Drenagem e Esgotamento Sanitário
– Transporte Eficiente e Sustentável: R$ 349,1 bilhões
Subeixos: Rodovias, Ferrovias, Portos, Aeroportos e Hidrovias
– Infraestrutura Social Inclusiva: R$ 2,4 bilhões
Subeixos: Cultura, Esporte, Segurança Pública com Cidadania
– Transição e Segurança Energética: R$ 540,3 bilhões
Subeixos: Geração de Energia; Luz para Todos; Transmissão de Energia; Eficiência Energética; Petróleo e Gás; Pesquisa Mineral; Combustíveis de baixo carbono
– Inovação para a Indústria da Defesa: R$ 52,8 bilhões:
Subeixos: Pesquisa, Desenvolvimento e aquisição de equipamentos de grande porte da Aeronáutica; Pesquisa, Desenvolvimento e aquisição de equipamentos de grande porte da Marinha; Pesquisa, Desenvolvimento e aquisição de equipamentos de grande porte do Exército e Pesquisa, Desenvolvimento e aquisição de equipamentos de grande porte do Estado Maior
– Água para Todos: R$ 30,1 bilhões
Subeixos: Abastecimento de Água; Infraestrutura Hídrica; Água para quem mais Precisa; Revitalizações de Bacias Hidrográficas
– Inclusão Digital e Conectividade: R$ 27,9 bilhões
Subeixos: Conectividades nas escolas e unidades de Saúde; Expansão do 4G e implantação do 5G; Infovias; Serviços Postais; TV Digital
– Educação, Ciência e Tecnologia: R$ 45 bilhões
Subeixos: Educação Básica; Educação Profissional e Tecnológica; Educação Superior; Inovação e Pesquisa
– Saúde: R$ 30,5 bilhões
Subeixos: Atenção Primária; Atenção Especializada; Preparação para Emergências Sanitárias; Complexo Industrial da Saúde; Telesaúde
Rio de Janeiro
Minas Gerais
Pernambuco
Paraná
Goiás
Alagoas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Pará
Paraíba
Piauí
Rio Grande do Norte
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaboraram Alexandre Pelegi, Arthur Ferrari e Willian Moreira