Desenvolve SP contribui para produção de ônibus elétrico no ABC Paulista
Publicado em: 5 de agosto de 2023

Projeto é sediado em São Bernardo do Campo e até novembro a fabricação chegará à marca de sete ônibus por dia
WILLIAN MOREIRA
Recursos do Governo do Estado por meio da Desenvolve SP estão contribuindo para a produção de ônibus elétricos no ABC Paulista, pela Eletra.
A fábrica localizada em São Bernardo do Campo tem uma linha de montagem com três modelos de veículos elétricos para o transporte público, com o E-Bus.
A empresa utilizou do crédito da agência para fomento a produções de diferentes setores, inclusive na industrial, para atender o crescimento na demanda nacional para coletivos que sejam mais amigos do meio ambiente, emitindo menos ou nada de poluentes.
Com a fábrica a pleno vapor, a Eletra atualmente produz dois ônibus ao dia, mas em novembro deste ano vai ampliar a capacidade para sete veículos diariamente, como destacou a diretora comercial da empresa, Iêda Maria Oliveira.
“Atualmente, fazemos dois por dia, com previsão de chegarmos a sete por dia até novembro de 2023”
O E-Bus é um projeto de sucesso já comercializado para as cidades de Salvador, Guarujá, Goiânia e Vitória, sendo que a Prefeitura de São Paulo negocia aquisição de uma frota deste modelo. O projeto visa ainda outros grandes pontos de circulação de pessoas como Curitiba, São Bernardo, Santo André, Suzano, Sorocaba, Campinas e São José dos Campos, entre outras cidades.
Dentre os três modelos de ônibus que receberam aporte/financiamento da Desenvolve SP está o ônibus de 15 metros de comprimento na configuração elétrico híbrido (tem baterias e um grupo motor-gerador a diesel ou a biocombustível). Outro, do mesmo tamanho, é totalmente elétrico e o terceiro tem 21,5 metros e opera como trólebus e veículo elétrico a bateria.
Todos eles contam com tecnologia de tração elétrica Eletra, carroceria Caio eMillennium e baterias e motores elétricos WEG, todas empresas brasileiras, com chassi Mercedes-Benz e Scania.
Com novos pedidos para a produção de E-Bus e caminhões elétricos, a empresa vem investindo também no aperfeiçoamento dos colaboradores e de seus processos produtivos com o incremento de novas tecnologias.,
“O mercado de ônibus elétricos está bem aquecido. Quanto maior a demanda, maior a escala de produção e consequentemente há a necessidade de mais componentes, que hoje são feitos sob encomenda. Com a demanda programada, os custos de produção devem baixar. Quanto mais os pedidos crescerem, mais vai aumentar a competitividade da indústria nacional. A eletrificação é um caminho sem volta”, completou Iêda.
Willian Moreira para o Diário do Transporte
sinceramente já deveríamos estar utilizando sistemas Híbridos leves para abater custos das empresas e conseguintemente melhorias de poluição testes de viabilidade de implementação…sei lá percebo que estão deixando as coisas irem ao caos em vez de promover melhorias reais mesmo que em pequenas dosagens …isso é gestão (politica/empresas ) ????