Greve de ônibus em São Paulo pode ocorrer no dia 26 de junho de 2023 se não houver avanços com viações, diz SindMotoristas; Categoria quer 13% de reajuste
Publicado em: 19 de junho de 2023
Na quinta-feira (22), haverá assembleia de trabalhadores
ADAMO BAZANI
O SindMotoristas, que representa motoristas e cobradores da capital paulista, anunciou nesta segunda-feira (19), que pode haver greve de ônibus em São Paulo na próxima segunda-feira, 26 de junho de 2023.
Uma assembleia da categoria na próxima quinta-feira (22), vai decidir pela paralisação caso não haja avanço nas negociações com as empresas.
Em nota nesta segunda-feira (19), a entidade sindical diz que “diante da falta de um posicionamento tanto do setor patronal quanto da Prefeitura que, aliás, se prontificou a mediar uma solução para o impasse na negociação salarial, o movimento dos condutores vai buscar na luta a valorização dos seus direitos trabalhistas”.
AS PROPOSTAS APROVADAS PELOS TRABALHADORES EM 11 DE ABRIL DE 2023:
– Reajuste salarial acima da inflação do período desde a última atualização dos valores com aumento real num total de 13%;
– Manutenção do emprego de 19 mil cobradores nos ônibus convencionais, padrons e articulados (empresas dos subsistemas de articulação regional e estrutural) – As empresas que surgiram de cooperativas e operam com micro-ônibus, ônibus mídis (micrões) e alguns convencionais e padrons (subsistema de distribuição local) operam sem cobradores desde 2014;
– PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de R$ 3 mil;
– Retorno dos 30 minutos remunerados do horário de refeição.
AS PROPOSTAS APRESENTADAS PELAS EMPRESAS DE ÔNIBUS EM 11 DE MAIO DE 2023:
(Rejeitadas em assembleia no dia 12 de maio de 2023)
– Reajuste salarial de 3,5%
– Reajuste de 3,5% no tíquete alimentação
– PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de R$ 800.
– Avaliar a uma hora de almoço não remunerada.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


