Empresas de transporte rodoviário de passageiros investem em iniciativas de sustentabilidade
Publicado em: 1 de junho de 2023
SETPESP contratou consultoria para orientar associadas sobre adoção das melhores práticas
LUANA COUTINHO
O SETPESP (Sindicato de Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo) contratou uma empresa para prestar consultoria às associadas sobre adoção de práticas ESG (Environmental, Social, Governance), sigla em inglês referente a critérios para entender se uma empresa é sustentável. Com o volume de passageiros voltando a crescer perto dos níveis pré-pandemia, as empresas rodoviárias têm voltado suas atenções para os investimentos em iniciativas deste modelo.
A empresa de consultoria Armin GRC será a responsável por atender as associadas. Os diagnósticos serão individuais e realizados após análise de cada companhia. “Estimamos que as empresas já pratiquem, de forma orgânica, muitas iniciativas dentro da pauta ESG. Na verdade, vamos mapear, inferir e quantificar créditos decorrentes destas ações”, avalia Antonio Laskos, diretor executivo do SETPESP.
Entre as medidas, estão os investimentos nos eixos social e de governança. Também serão feitos aportes para a compra de veículos Euro 6, com emissão quase zero de gases poluentes.
Para compensar a emissão de carbono, está previsto o plantio de mudas e os passageiros que viajarem com as companhias que adotarem o projeto vão receber um certificado.
A instalação de painéis solares nas garagens e a reutilização de água da chuva na limpeza dos veículos são outras alternativas que poderão ser adotas pelas empresas.
Também há projetos na área social, como a contratação de profissionais que moram nas imediações das empresas, o que estimula a economia local, além da participação de programas de empregabilidade como Jovem Aprendiz e em iniciativas solidárias, como por exemplo a Campanha do Agasalho, realizada pelo SETPESP no mês de maio, que doou 4 mil cobertores ao Fundo Social de São Paulo.
Luana Coutinho para o Diário do Transporte



