Transporte e trânsito em Porto Alegre em esquema diferenciado para partida do Grêmio neste sábado (08)
Publicado em: 8 de abril de 2023
Arena do clube recebe partida da final do Campeonato Gaúcho
WILLIAN MOREIRA
A Arena do Grêmio recebe neste sábado, 8 de abril de 2023, a partida válida pela final do Campeonato Gaúcho entre Grêmio e Caxias, provocando mudanças no transporte, trânsito e no entorno do local do evento.
Segundo a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), para o transporte até o estádio o público contará com duas linhas especiais que iniciam o atendimento a partir das 13.
A abertura dos portões está marcada para às 14h30 e as linhas especiais contam com sete veículos, saindo do Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, em direção ao estádio, com a primeira viagem às 13h30. Após a partida, dez veículos partirão do terminal na avenida Padre Leopoldo Brentano, com desembarque no Largo Glênio Peres. O itinerário é denominado F04 – Futebol Arena.
Já a T2.3 Transversal 2/Arena terá seis veículos partindo da rua Peri Machado, no Shopping Praia de Belas, em direção ao estádio, com a primeira viagem às 13h. Após a partida, dez veículos articulados terão embarque no terminal da avenida Padre Leopoldo Brentano, em direção à rua Peri Machado.
Outra opção de trajeto é o serviço realizado por lotação onde a partir das 14h, a linha 60.4 – Parque Humaitá sai do terminal Sete de Setembro em direção à avenida A. J. Renner. Após o jogo, além da linha 60.4 em direção ao Centro, estarão à disposição dos torcedores, posicionadas na av. Padre Leopoldo Brentano, junto ao viaduto da BR 448, as linhas 30.2 – Partenon/Pinheiro/Parada 21, que leva até a Lomba do Pinheiro, e a linha 60.5 – Jd. Leopoldina/Assis Brasil, para o bairro Rubem Berta.
Outra opção de transporte é o Trensurb. Os torcedores que utilizarem a linha de trem urbano deverão desembarcar na estação Anchieta, cerca de 1,5 quilômetro da Arena, aproximadamente dez minutos de caminhada até o estádio.
No esquema de trânsito, quem optar por ir de carro ao estádio deve ficar atento aos bloqueios, duas horas antes do jogo, de acordo com monitoramento local, na chegada à Arena pela alça de acesso à BR-448 (Rodovia do Parque) e na av. Padre Leopoldo Brentano, também fechada para o trânsito de veículos.
Depois da partida quem tiver estacionado no E1, com a saída pelos portões 3, 4 e 5, e no E2, será obrigatoriamente direcionado para a BR-448, sentido Porto Alegre-Canoas. Mas quem estacionar no E1 com a saída pelos portões 1 e 2, será encaminhado para a Avenida Voluntários da Pátria.
Willian Moreira para o Diário do Transporte

