Usuários do transporte sobre trilhos da capital paulista e Grande São Paulo podem comprar e armazenar bilhetes no aplicativo da Carteira do Google

Foto: Autopass/Reprodução

Novidade foi anunciada nesta quarta-feira (1º); funcionalidade é uma parceria entre Google e Autopass

LUANA COUTINHO

Quem utiliza o transporte público em São Paulo acaba de ganhar mais uma opção para comprar e armazenar os bilhetes do Metrô e da CPTM. Foi divulgada hoje, 1º de março de 2023, a parceria entre Google e Autopass, que permite que os passageiros utilizem o aplicativo da Carteira Google, evitando as filas nas bilheterias e máquinas de autoatendimento. O recurso oferece um novo canal de compra dos bilhetes QR Code, emitidos pela Plataforma TOP.

Para utilizar a funcionalidade, basta acessar a Carteira Google, selecionar a opção “Adicionar à Carteira” e escolher a opção “Cartão de transporte público”. Depois, basta selecionar São Paulo e adquirir os bilhetes, que podem ser pagos com cartões de crédito ou débito, diretamente pelo Google Play, sem pagamento de taxas adicionais.

É permitida a compra de até 10 bilhetes por vez, que ficarão disponíveis da tela inicial do aplicativo. Para usar, basta aproximar o smartphone com o código do bilhete junto ao visor da catraca e aguardar a liberação para seguir a viagem.

“Nosso objetivo é facilitar cada vez mais o dia a dia das pessoas, para que passem menos tempo em filas e tenham mais tempo para si”, afirma Natacha Litvinov, líder de Estratégia e Operações para Pagamentos do Google Brasil. “A nova seção de bilhetes de transporte é uma maneira rápida e fácil de comprar passagens, pagar tarifas e guardar os bilhetes em um só lugar.”

“A Autopass será a primeira empresa brasileira a utilizar a Carteira do Google para disponibilizar uma solução prática e intuitiva, de uso rotineiro na mobilidade urbana. Desta forma, unimos o pioneirismo das duas empresas para maior comodidade dos passageiros do transporte coletivo, simplificando jornadas e inovando em prol da cidade”, comemora Rodney Freitas, CEO da Autopass.

A Carteira Google já oferece opções de uso de bilhetes ou pagamento por aproximação em parceria com mais de 40 empresas de transporte em todo o mundo. No Brasil, já existe integração com o metrô do Rio de Janeiro e de Brasília, além de São Paulo. Porém, esta é a primeira vez que o aplicativo ganha uma integração com uma plataforma para que a compra e o armazenamento do bilhete sejam feitos a partir da Carteira do Google.

Com a novidade, Google e Autopass pretendem dar maior comodidade aos passageiros, que poderão comprar os bilhetes com antecedência e sem enfrentar filas.

O bilhete TOP, da Autopass, já é aceito no Metrô, CPTM e ônibus da EMTU. Atualmente a plataforma TOP está presente em 43 municípios de São Paulo, já são mais de 215 milhões de QR Codes vendidos, 1,6 milhões de cartões emitidos e mais de 1,8 milhões de usuários no aplicativo.

Luana Coutinho para o Diário do Transporte

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