Ícone do site Diário do Transporte

Volvo recebe encomenda de 25 ônibus elétricos modelo BZL para operação na Escócia; tecnologia semelhante a ser testada em São Paulo

Stagecoach West Scotland, que fez o pedido, integra a plataforma da maior operadora de transporte do Reino Unido; Na capital paulista, demonstações ocorrem no segundo semestre deste ano de 2023

ADAMO BAZANI/ALEXANDRE PELEGI

A Stagecoach, grupo de transporte e infraestrutura, é tida como a maior operadora de ônibus do Reino Unido.

A empresa, por meio de sua unidade na Escócia, acaba de encomendar 25 ônibus Volvo BZL Electric de 10,8 m, de andar único.

Os veículos vão operar em Ayrshire, região administrativa do país.

A plataforma BZL foi lançada no final de 2021, e os veículos para a Stagecoach serão montados pela MCV Bus and Coach, fabricante egípcia de carrocerias fundada em 2002.

O BZL é o mesmo modelo que será testado na capital paulista no segundo semestre de 2023, como mostrou o Diário do Transporte em primeira mão. As diferenças é que em São Paulo, os ônibus serão de até 13,2 metros , com carroceria brasileira. Ainda no primeiro semestre, a partir do Brasil, serão exportadas unidades para os sistemas de ônibus de Santiago, no Chile, e Bogotá, na Colômbia.

Relembre:

EXCLUSIVO/ENTREVISTA: Volvo confirma que vai apresentar ônibus elétrico para a capital paulista no segundo semestre de 2023

Este é o primeiro pedido da Stagecoach West Scotland para o novo modelo da Volvo para o Reino Unido.

A Stagecoach implantou seis ônibus Volvo 7900 Electric em sua garagem em Kilmarnock, no distrito de Ayrshire. Esses veículos iniciais trouxeram ganho de experiência para a empresa na oferta de ônibus elétricos da Volvo antes de encomendar o pedido do BZL Electric.

A Volvo Buses trabalhou com a MCV para desenvolver a carroçaria para a nova plataforma BZL Electric, adaptada especialmente às frotas do Reino Unido.

Os ônibus vêm em variantes de andar único e duplo, com comprimentos de veículo variando de 9,7m a 12,9m, e com opções de entrada baixa ou piso baixo completo disponíveis.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Sair da versão mobile