Governo do Paraná autoriza a construção do novo Terminal Metropolitano de ônibus em São José dos Pinhais

Foto: Divulgação/Governo do Estado do Paraná

Local será três vezes maior que o atual, responsável por atender 25 mil passageiros diariamente

ARTHUR FERRARI

O governador do estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, assinou nesta segunda-feira, 9 de janeiro de 2023, a ordem de serviço para que comecem a ser executadas as obras de construção do novo Terminal Metropolitano de Ônibus de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

De acordo com o Governo do Estado, o investimento para a realização das obras por meio da Amep (Agência de Assuntos Metropolitanos) será de R$ 21,3 milhões, e o prazo para conclusão dos serviços é de 18 meses.

O novo terminal será três vezes maior que o atual, responsável por atender 25 mil passageiros diariamente, já que nos últimos 12 anos a cidade ganhou cerca de 64 mil novos habitantes, como apontam os dados preliminares do Censo Demográfico 2022.

“A nova estrutura vai trazer mais comodidade para as pessoas que utilizam o transporte coletivo não só em São José dos Pinhais, como em outros municípios da Região Metropolitana”, afirma Ratinho Junior.

“São José dos Pinhais cresceu muito, tem quase 330 mil habitantes, e o poder público precisa acompanhar esse aumento populacional. Por isso, o novo terminal será três vezes maior que o atual, além de contar com uma área de convivência e uma estrutura urbanística para facilitar a vida do cidadão”, completa o governador.

O local de construção, com área total de 18.389,57 metros quadrados e área construída de 5.979,12 metros quadrados, fica na Avenida Rui Barbosa, no cruzamento com a Rua Anneliese Gellert Krigsner, no bairro Iná, a apenas um quilômetro do atual Terminal Afonso Pena, que será desativado para melhorar a fluidez da avenida.

Ainda segundo o Governo do Estado do Paraná, o novo equipamento contará com 26 plataformas para embarque e desembarque de ônibus, 16 lojas, espaços de convivência como academia ao ar livre, parque infantil, estacionamento e bicicletário.

Os ônibus que sairão do local vão conectar os terminais Boqueirão, em Curitiba, Pinhais e Piraquara, além de ligar o Centro da Capital através do Terminal Guadalupe.

Diretor-presidente da Amep, Gilson Santos explica que o projeto faz parte de uma série de melhorias no sistema de transporte metropolitano, que também inclui a construção do Terminal de Piraquara.

“O novo terminal de São José dos Pinhais é uma reivindicação de anos, porque o antigo equipamento não comporta mais a demanda de passageiros e as novas conexões de integração que estamos promovendo”, afirma Gilson.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading