Integração entre ônibus e metrô no TI Joana Bezerra começa neste sábado (31) em Recife

Troca de meios de transporte sem pagamento de nova tarifa deve ser feita apenas com o bilhete eletrônico VEM

ADAMO BAZANI

Passa a funcionar neste sábado, 31 de dezembro de 2022, a integração temporal gratuita entre ônibus e metrô no TI (Terminal Integrado) Joana Bezerra, na região central de Recife.

O início das operações integradas deveria ocorrer em 24 de dezembro de 2022, mas por problemas técnicos foi adiado.

A integração valerá para quem sai dos ônibus e entra no metrô num período de duas horas entre o embarque no ônibus no ponto de origem e a entrada no metrô.

Já para quem sai do metrô e vai para os ônibus, o sistema ainda não terá mudanças, com o embarque pelas portas do meio e traseira dos coletivos.

Também é importante saber que o acesso gratuito ao metrô só será possível pelo bilhete eletrônico do sistema de transportes, o Cartão VEM nas diversas modalidades, como Comum, Estudante e Vale-Transporte.

O bilhete deve ser encostado nas catracas de acesso (bloqueios) da estação de metrô.

Em nota, o Grande Recife Consórcio de Transportes, explica quais os terminais já são integrados e o que o passageiro deve fazer caso ache que teve desconto indevido de crédito.

Com a inclusão parcial na Estação de Metrô Joana Bezerra, a integração temporal está implantada em 21 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Em 2021 e 2022, foram integrados os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe, Abreu e Lima e Igarassu. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.

 DESCONTO INDEVIDO – Nos casos de cobrança indevida de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, os usuários têm direito ao ressarcimento do valor, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

 Em caso de dúvidas, sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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