Feriado da Proclamação da República causa alterações nas operações dos Transporte Metropolitanos, na segunda (14) e terça (15)
Publicado em: 9 de novembro de 2022

Haverá mudanças nos sistemas da CPTM, Metrô e EMTU para melhor atender aos usuários
ARTHUR FERRARI
Nos dias 14 e 15 de novembro de 2022, durante o feriado da Proclamação da República, as empresas de transportes metropolitanos ligadas à STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) terão mudanças em suas operações. EMTU, CPTM, Metrô e as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade irão monitorar as operações para fazer ajustes na circulação, adicionando ônibus e trens reserva quando necessário.
Na segunda-feira, dia 14, as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) seguirão a programação dos sábados, e no dia 15, durante o feriado, a programação acontecerá como nos domingos. Não haverá alterações no sábado, dia 12 e domingo, dia 13, que antecedem o feriado.
Já a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) manterá a circulação de trens com a programação dos dias úteis, e no sábado, dia 12, e na terça-feira, dia 15, os intervalos médios serão iguais aos dos sábados.
Vale ressaltar que no domingo, dia 13, a Linha 12-Safira terá alterações durante todo o horário de operação, das 4h à meia-noite, devido a obras que interditarão o trecho entre as Estações Brás e Tatuapé, com os passageiros tendo a Linha 11-Coral como alternativa, como mostrou o Diário do Transporte.
Relembre:
No sábado, dia 12, e no domingo, 13, todas as linhas do Metrô irão operar normalmente, com a frota habitual de finais de semana.
Já na segunda-feira, dia 14, véspera do feriado, todas as linhas operadas pelo Metrô também terão frota máxima em circulação, e na terça-feira, dia 15, a Linha 1-Azul terá frota de um dia útil em operação e as linhas 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata terão oferta de trens semelhante a um domingo.
A operação das Linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô e 8-Diamante de trens metropolitanos será similar à de um dia de domingo. No fim de semana, nos dias 12 e 13, e na segunda-feira, 14, véspera do feriado, não haverá alterações na oferta de trens, que irão operar normalmente.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte