Após tentativas fracassadas, licitação para obras da Área Calma de São Miguel Paulista recebe duas propostas
Publicado em: 5 de novembro de 2022

Envelopes com valores ofertados por empresas participantes serão analisados pela Comissão de Licitação; preços ultrapassam R$ 6,2 milhões
ALEXANDRE PELEGI
Na terceira tentativa para implantar o projeto da Área Calma de São Miguel Paulista, no Município de São Paulo, a SMT (Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito) finalmente conseguiu que duas empresas participassem do certame.
Em Ata publicada no Diário Oficial da Cidade deste sábado, 05 de novembro de 2022, a SMT divulgou o resultado da Sessão de Abertura da Concorrência que visa a contratação de serviços especializados de engenharia para implantação das obras
A empresa vencedora deverá realizar as obras que contemplam a requalificação urbana da área no centro do bairro São Miguel Paulista e a implantação de dispositivos de moderação de tráfego e priorização de pedestres e transporte público, por meio de intervenções de obra civil.
Duas empresas participaram desta fase, apresentando propostas comerciais: a Habitem Incorporação e Construção, e a Rodoserv Engenharia.
A Proposta Comercial da Habitem foi no valor de R$ 6.284.178,54.
Já o envelope da empresa Rodoserv Engenharia continha valor pouco acima, de R$ 6.395.543,21.
Após a abertura dos dois envelopes a Comissão Licitante decidiu suspender a sessão para análise das propostas apresentadas, cujo resultado será divulgado oportunamente.
HISTÓRICO
O Projeto de Requalificação Urbana e Segurança Viária de São Miguel Paulista – uma das principais centralidades da zona Leste de São Paulo, faz parte de uma série de iniciativas da -prefeitura com o objetivo de reduzir o número de mortos e feridos no trânsito, melhorar a mobilidade urbana e requalificar o espaço público.
Dentre essas iniciativas está a implantação de áreas de velocidade reduzida.
O programa, iniciado em 2013, consistiu na delimitação de 13 perímetros urbanos com velocidade máxima regulamentada em 40 km/h ou 30 km/h.
A medida visou aumentar a segurança dos usuários mais vulneráveis do sistema viário – pedestres e ciclistas – buscando a convivência pacífica e a redução do número de colisões e atropelamentos.
O projeto conta com as parcerias da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito (BIGRS), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), Associação Nacional de Gestores de Transporte Urbano – Iniciativa Global de Desenho de Cidades (NACTO-GDCI) e WRI Brasil.
O projeto de requalificação de São Miguel foi desenvolvido de forma conjunta entre as organizações parceiras e técnicos da Prefeitura de São Paulo, em especial a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP).
As ações consistem em diversas intervenções físicas na Área Calma de São Miguel, tais como: extensões e requalificação de calçada, estreitamentos de vias, travessias e interseções elevadas, lombadas, ilhas de refúgio, e a criação de uma praça.
Além disso, o escopo do projeto prevê melhorias na acessibilidade, pavimentação, drenagem, sinalização (horizontal, vertical e semafórica) e paisagismo.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes