TOP expande canais de venda para facilitar compra de passagens no transporte público paulista
Publicado em: 3 de novembro de 2022

O transporte público de São Paulo sempre foi considerado um dos melhores do mundo. Tanto que o Metrô paulista tem sido referência de modernidade tecnológica há quase meio século. O avanço dessa modalidade de transporte também tem se refletido nas possibilidades de pagamento, que vem se expandindo e se adaptando a crescente mudança de comportamento dos passageiros. Nesse cenário, a Plataforma TOP chegou para transformar digitalmente e expandir a oferta de canais de venda para a população da maior metrópole do Brasil. O primeiro passo foi a substituição das antigas passagens unitárias magnéticas que eram adquiridas exclusivamente nas tradicionais bilheterias das estações, que tinham o dinheiro como única forma de pagamento.
A partir do estudo do comportamento dos passageiros e do setor, a Plataforma TOP viu um espaço importante para avançar em soluções mais amigáveis e capazes de melhorar e acelerar o fluxo de pessoas nas estações. Essa transformação começou em dezembro de 2020 com a introdução simultânea no mercado do Bilhete Digital QR Code e o Aplicativo TOP. De uma vez só, essas novas soluções diversificaram as formas de pagamento, viabilizaram a compra antecipada de bilhetes e facilitaram o acesso às plataformas com a simples aproximação da tela do celular nos leitores luminosos instalados nas catracas.
Esse avanço continuou em maio de 2021 com a compra dos bilhetes digitais integrada ao WhatsApp, por meio da venda das passagens por PIX, sistema de pagamento instantâneo que já se posicionou em pouco tempo como uma das principais formas de transação financeira no País.
Além dos novos canais digitais, a Autopass, gestora da plataforma TOP, aumentou o número de pontos físicos, com mais de 800 máquinas de autoatendimento (ATMs) instaladas em todas as estações da CPTM e do Metrô e o crescimento de 2 mil para mais de 8 mil pontos comerciais parceiros para a compra de Bilhete Digital QR Code e recargas no cartão TOP.
Hoje, quase dois após o lançamento da plataforma TOP em São Paulo, números expressivos refletem o processo de transformação digital em andamento no transporte público paulista: mais de 240 milhões de bilhetes QR Code utilizados entre os canais físicos e digitais, mais de 1,4 milhão de cartões TOP emitidos e mais de 1,4 milhão de cadastros no aplicativo.
Seja pela ampliação dos canais de venda, a diversificação das formas de pagamento ou a facilidade de comprar bilhetes impressos ou digitais antes mesmo de chegar às estações, a plataforma TOP tem colocado a modernidade tecnológica e a digitalização a serviço do transporte metropolitano em São Paulo, com soluções inovadoras à palma da mão dos passageiros. Veja abaixo, todas os canais de venda da Plataforma TOP:
Aplicativo TOP
O aplicativo TOP é uma alternativa rápida para adquirir os Bilhetes Digitais QR Code, utilizado para embarques no Metrô e na CPTM, e comprar créditos no cartão TOP. Disponível para os sistemas Android e iOS, pode ser baixado rapidamente no Google Play ou na Apple Store, sendo necessário apenas fazer cadastro e criar senha de acesso. Com interface leve e amigável, possibilita a compra de bilhetes com diferentes opções de pagamento: cartão de crédito, cartão de débito e PIX (código gerado no ato da compra para pagar no aplicativo do banco). Após a conclusão da compra, os bilhetes já ficam disponíveis para uso no aplicativo. Além da utilização no transporte público, no caso do cartão TOP híbrido, o app permite acessar a Conta Digital TOP e fazer todo o controle de gastos no cartão.
WhatsApp Oficial TOP
Um dos canais de venda do Bilhete Digital QR Code TOP que vem conquistando a cada dia a preferência dos passageiros é o WhatsApp Oficial TOP. Para comprar seus bilhetes por ele, basta enviar um ‘oi’ para o número (11 3888-2200) e seguir as orientações para compra das passagens. Interface bastante familiar em todo o mundo e presente em cerca de 99% dos celulares no Brasil, o aplicativo de mensagens permite comprar passagens, recarregar o cartão TOP SP e solicitar atendimento para eventuais dúvidas. O pagamento nesta modalidade de compra é feito por PIX no aplicativo do banco e o QR Code de cada passagem adquirida é enviado automaticamente ao WhatsApp do comprador, servindo como bilhete digital a ser mostrado no leitor de QR Code instalado nas catracas. Durante o processo de compra, é sempre importante observar se há o sinal de verificação do WhatsApp para ter certeza de que está conversando com o assistente virtual oficial do TOP.
Pontos comerciais TOP
Para a compra antecipada das passagens em dinheiro e recarga de cartão, a plataforma TOP conta com mais de 8 mil pontos de venda em estabelecimentos comerciais credenciados distribuídos pela Capital e região metropolitana de São Paulo. É uma ótima opção para quem pretende adquirir os bilhetes perto de casa, do trabalho ou durante o deslocamento. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no site https://www.boradetop.com.br/#/bilhete-digital#onde-comprar.
ATMs TOP
A solução mais indicada para quem precisa ou prefere comprar os bilhetes na própria estação do Metrô e da CPTM são as mais de 800 máquinas de autoatendimento. Alternativas adicionais às bilheterias, as ATMs permitem a compra de bilhetes com cartão de débito, assim como recarregar o Cartão TOP.
Para saber mais sobre a Autopass, acesse o https://www.autopass.com.br/. Já para saber do TOP, basta acessar o portal www.boradetop.com.br. Siga também as redes sociais do TOP no Facebook, Instagram e Twitter.