Optibus vence licitação para o sistema BRT do Rio de Janeiro
Publicado em: 3 de novembro de 2022

Startup foi escolhida para fornecer software de programação e planejamento para sistema de ônibus rápidos
A Optibus foi selecionada para fornecer o software de programação e planejamento para o sistema BRT (Bus Rapid Transit) no Rio de Janeiro, que transporta uma média de 240 mil passageiros por dia durante os dias úteis.
A Companhia Municipal de Transportes Coletivos – CMTC – Mobi Rio escolheu a Optibus por meio de um processo licitatório envolvendo empresas locais e internacionais, e que teve a plataforma de software Optibus classificada como a melhor em termos de capacidade técnica e de custo.
O sistema BRT do Rio de Janeiro foi inaugurado em 2012 e entrou em operação com o lançamento do corredor TransOeste em 2014. Dois corredores adicionais – o TransCarioca e o TransOlímpica, que foi projetado para os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio – foram adicionados nos anos seguintes. Um quarto corredor, TransBrasil, está programado para entrar em operação em 2023. Em fevereiro de 2022, o Rio BRT passou a ser administrado pela Empresa Municipal de Transportes, Mobi-Rio).
Plataforma líder para programação e planejamento do transporte público

O Módulo de Planejamento da Optibus usa algoritmos avançados de otimização e inteligência artificial para executar, em minutos otimizações de motoristas, cobradores e ônibus
A Optibus, líder reconhecida na modernização e melhoria do transporte público no mercado brasileiro, fornece uma solução nativa de nuvem de ponta a ponta para programação e planejamento de transporte público, alimentada por inteligência artificial e algoritmos de otimização.
A Optibus fornecerá a “locação, instalação, configuração, manutenção, implantação, suporte, atualização e treinamento de programas computacionais de planejamento de recursos” para a frota do sistema BRT no Rio, conforme os termos do edital.
A operação do BRT no Rio de Janeiro inclui quatro corredores – TransOeste, TransCarioca, TransOlímpica e TransBrasil – com 150 quilômetros e 133 estações ou terminais.
Com o sistema de software Optibus, os usuários da plataforma podem saber exatamente o quão previsível é o cumprimento de cada viagem e obter mais agilidade na adaptação de planos para grandes eventos, que darão suporte à complexa operação do BRT do Rio de Janeiro.

O Módulo de Programação da Optibus permite integrar de maneira fácil, amigável e automática informações de quadro-horários, tempo de viagem, mapas e outras
O sistema da Optibus é amplamente utilizado em todo o Brasil, principalmente nas regiões do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, e muitos dos recursos e capacidades do software foram desenvolvidos especificamente para o mercado brasileiro em parceria com operadoras de transporte regionais.
“A Optibus está comprometida em tornar o transporte público mais eficiente, mais atraente para os passageiros e mais sustentável. Por meio de nossa plataforma, ajudaremos o BRT do Rio a atingir esses e outros objetivos, incluindo aumentar a eficiência e a qualidade do serviço, melhorar o acesso ao transporte, reduzir emissões, otimizar custos e recursos e reduzir o trabalho manual. Ao modernizar as operações, podemos esperar experiências aprimoradas para os passageiros e as pessoas que operam o transporte público”, disse Victor Celada, Diretor Regional no Brasil da Optibus.
Quer conhecer mais sobre a plataforma da Optibus? Agende uma demonstração ou envie um email para sales.latam@optibus.com
Sobre a Optibus
O Optibus é uma plataforma de software nativa da nuvem de ponta a ponta para planejamento, programação, escalação e operações de transporte público, alimentada por inteligência artificial (IA) e algoritmos de otimização. Agências e operadores de transporte em mais de 1.000 cidades em todo o mundo confiam na Optibus para aumentar a eficiência e a qualidade do serviço, promover a equidade no transporte, reduzir emissões e custos e modernizar suas operações. Saiba mais aqui.
Bom precisa muito mais que isso para melhorar o sistema BRT no Rio de Janeiro. A violência na cidade e o vandalismo são um problema gigante por aqui. No verão fica terrível viajar. O terminal Alvorada super lotado, as estações destruídas por caloteiro que quebram as portas das estações e dos ônibus. Ufa! Tenho muito a dizer, porém não vai dar agora pois a lista é enorme.
Concordo plenamente com o Luiz, e Acrescento que os Profissionais que irão trabalhar precisam de treinamentos bem completos e salários dignos.
Abraços
Cartão de crédito do idoso top como saber se tem credito ou não
Por que nao tem depredaçao no metrô Rio? Falta seriedade na segurança dos trens e do sistema rodoviario, se houver o minimo de investimento em segurança e controle o BRT funciona!