Santo André (SP) oferece treinamento de mobilidade nos ônibus para idosos
Publicado em: 30 de outubro de 2022

Ação orienta idosos no interior dos coletivos e no momento de embarque e desembarque
ARTHUR FERRARI
Em comemoração ao Mês do Idoso, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Santo André (SP), por meio da SATrans (Santo André Transportes), em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC, vem realizando encontros com ações voltadas ao público.
De acordo com a prefeitura, as atividades, que tiveram início na última quarta-feira, 26 de outubro de 2022, no Jardim Bom Pastor, têm o objetivo de prevenir quedas de idosos dentro dos veículos do transporte coletivo ou no embarque e desembarque, além de auxiliar no monitoramento do bem-estar do público.
“A ação consiste na realização de palestra e de treinamento prático de mobilidade no ônibus, para orientar os idosos como proceder durante as viagens para terem maior autonomia e segurança na utilização do transporte público”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote.
Durante o percurso nas imediações das unidades de saúde e escolas, os participantes são orientados a treinar todo o processo, desde a espera no ponto de parada, passando pelo embarque e o desembarque.
“A gente treina como se posicionar no ponto de ônibus, embarcar com segurança, tomar cuidado com as sacolas para deixar a mão livre para embarcar, como se aproximar do validador da catraca para fazer a leitura e passar com segurança, como se deslocar dentro do ônibus com ele em movimento, entre outras orientações. É um treinamento prático de mobilidade no ônibus. Ajuda no dia a dia da nossa operação, previne as quedas e também dá mais autonomia e segurança para o idoso utilizar o transporte coletivo”, explica Antônio Ismael de Almeida Viana, engenheiro de transportes da SATrans.
“Uma das principais causas de quedas de idosos é dentro do transporte público coletivo, então resolvemos fazer esse treinamento junto aos idosos para prevenir essas situações. É dessa forma que vamos construindo uma cidade melhor”, celebra o secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote.
Para a ação, entre 50 e 80 idosos já cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município foram convidados a participar.
Os idosos que quiserem participar das ações podem se inscrever nos locais e datas abaixo:
– No dia 3 de novembro, das 8h às 12h, o treinamento prático de mobilidade no ônibus ocorre na Creche Mirante II, localizada na Rua Angra dos Reis, 80, no Jardim Mirante;
– No dia 9 de novembro, também das 8h às 12h, a atividade ocorre no Centro de Saúde Escola Capuava, localizada na Rua Irlanda, 700, no Parque Capuava.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte
Interessante e válido, mas creio que os motoristas também deveriam passar por algum tipo de capacitação quanto aos cuidados no atendimento de idosos, pessoas com crianças de colo e pessoas com mobilidade reduzida. Não é dificil ver os casos de não pararem nos pontos para o embarque de idosos, arrancar com os veículos de forma brusca e não aguardar a conclusão do embarque e desembarque para sair.
Treinem tbm os motoristas pq dirigem como loucos com mt violência e correm demais eles trabalham revoltados sempre com mt raiva e quém sofre somo s nós usuários