Gratuidade no Estado de São Paulo vai envolver ônibus intermunicipais de maior distância 24h e no metrô, trens e EMTU será das 6h às 20h no domingo (30) – 2º turno
Publicado em: 27 de outubro de 2022

Balsas vão cobrar tarifa normalmente; frotas terão veículos extras
ADAMO BAZANI
O Governo do Estado de São Paulo detalhou como será a gratuidade nos transportes metropolitanos e intermunicipais neste domingo, 30 de outubro de 2022, quando ocorre o segundo turno das eleições para presidente e governador.
Os transportes metropolitanos (ônibus e trólebus EMTU, metrô, trens e monotrilho) vão oferecer gratuidade a todos os passageiros somente das 6h às 20h.
No caso da EMTU, também valerá a gratuidade das 6h às 20h para os ônibus seletivos (os de cor cinza de padrão rodoviário) e o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) da Baixada Santista.
O sistema metropolitano engloba ônibus e trólebus gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e a rede de trilhos (Metrô – linhas 1,2 e 3; monotrilho – linha 15, CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – linhas 7,10,11,12 e 13; ViaMobilidade – linhas 5, 8 e 9; ViaQuatro – linha 4).
Haverá reforço de frota em ônibus EMTU, metrô, trens metropolitanos e monotrilho de acordo com a demanda. (veja abaixo)
Já os ônibus intermunicipais de maior distância (Artesp) terão gratuidade também, mas neste caso, o dia todo.
Veja nota do Governo do Estado
O Governo de São Paulo informa que não haverá cobrança de passagem no Metrô, CPTM, EMTU e ônibus intermunicipais de todo o estado no domingo (30), dia das eleições. A medida vale a partir das 6h até às 20h para utilizar o Metrô, CPTM e EMTU. Já os ônibus intermunicipais (Viação Cometa, Piracicabana, Fênix, Santa Cruz, Ultra etc) terão isenção durante as 24h de domingo (30). As balsas seguirão com as cobranças de tarifa normalmente.
Segundo o Governo, os custos destas gratuidades serão de R$ 11,5 milhões.
O Governo de São Paulo informa que não haverá cobrança de passagem no Metrô, CPTM, EMTU e ônibus intermunicipais de todo o estado no domingo (30), dia das eleições. A decisão do governador Rodrigo Garcia foi tomada após análise dos impactos financeiros da medida para o Estado. A gratuidade no transporte público estadual custará R$ 11,5 milhões. “Domingo é o dia da democracia, por isso é justo que todos tenham acesso ao transporte público e possam votar com igualdade de condições. Portanto, catraca livre”, afirma Rodrigo.
TRANSPORTES METROPOLITANOS:
Em nota, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos explicou como será a frota de ônibus e trólebus do sistema EMTU, trens, metrô, monotrilho:
Assim como no primeiro turno das eleições, neste domingo, 30 de outubro, as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) vão monitorar suas operações para fazer ajustes na circulação de trens e ônibus, conforme demanda de passageiros. Além de menor intervalo entre trens, também está previsto reforço no efetivo da segurança e dos agentes de estação para atender ao público. Não haverá cobrança de passagem no Metrô, CPTM, Trens Metropolitanos e EMTU em todo o estado no dia das eleições.
CPTM – As cinco linhas operadas pela CPTM funcionarão com intervalos médios de dez minutos. Em caso de aumento de passageiros de maneira atípica, haverá trens de prontidão para atender à demanda em todas as linhas.
EMTU – As linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte seguirão a programação de domingo, sem alterações na programação horária, podendo contar com reforço a depender do acompanhamento de demanda de passageiros. Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site emtu.sp.gov.br ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.
ViaMobilidade e ViaQuatro – A operação das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens, manterão operação equivalente à programação dos domingos, com o horário normal das 4h à 0h e intervalos médios de dez minutos. Já as Linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, vão operar com horário normal das 4h40 à 0h e intervalo de domingo. Caso necessário, será readequada a frota, por meio de trens extras ao longo das linhas e nos pátios. O quadro de funcionários será reforçado e distribuído em pontos estratégicos das estações e do interior dos trens.
Metrô – Todas as linhas operadas pelo Metrô funcionarão normalmente das 4h40 à meia-noite. As frotas programadas para atender os passageiros serão as mesmas utilizadas num sábado e domingo comum. Trens reservas entrarão em operação, se necessário.
Bikes – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Por que só agora no Segundo Turno?