Saiba como vai ser a gratuidade nos ônibus de São Paulo no domingo de eleições: SPTrans prepara operação especial
Publicado em: 25 de outubro de 2022

Frota terá reforço e não haverá cobrança de tarifa entre 06h e 20h
ADAMO BAZANI
A prefeitura de São Paulo informou no início da noite desta terça-feira, 25 de agosto de 2022, que a SPTrans (São Paulo Transporte) prepara uma operação especial para o transporte na capital paulista neste domingo (30), quando ocorre o segundo turno das eleições. Não haverá cobrança de tarifa em parte do dia e a frota será ampliada.
Veja as principais informações:
Horário da Gratuidade:
A gratuidade será apenas entre 06h e 20h – fora deste período, a cobrança de tarifa nos ônibus é normal.
Como vão ser os embarques e desembarques?
Ninguém neste período das 06h às 20h vai “girar” a catraca dos ônibus, que estarão travadas. Quem entrar pela porta da frente, sai pela porta da frente. Quem entrar pelas demais portas, desembarca pela mesma área dos ônibus.
Nos terminais Sacomã, Mercado, Vila Prudente e nas demais estações que integram o Expresso Tiradentes, as catracas de pré-embarque serão bloqueadas e o acesso aos ônibus será feito pelos portões laterais, também sem a cobrança de tarifa.
Precisa ter Bilhete Único para ter a gratuidade?
Não. O acesso é para todos, até para quem nunca andou de ônibus na cidade de São Paulo.
Terá de apresentar documentos como título de eleitor, comprovante de votação, RG, etc?
Não. Não será exigido nenhum documento ou comprovante.
Frota:
A SPTrans diz que vai ampliar a frota em cerca de dois mil ônibus em comparação a um domingo habitual, passando de 4,8 para 6,8 mil aproxomadamente. Este número é semelhante à quantidade de ônibus que roda aos sábados.
Como saber dos horários dos ônibus?
É possível acompanhar aplicativos que mostram a localização em tempo real dos ônibus e os horários, verificar o site da SPTrans ou se informar diretamente nas empresas que servem o local de origem e de destino dos passageiros.
Efetivo da SPTrans:
A SPTrans diz que vai reforçar o quadro disponível de funcionários nas ruas, ao longo do domingo, para monitorar a operação da frota e orientar motoristas e passageiros, de maneira escalonada, respeitando o direito dos trabalhadores ao voto.
Informação ao Passageiro:
A gerenciadora de transportes disse que ao longo da semana, a população será orientada sobre as regras de uso do domingo, por meio de edição especial do Jornal do Ônibus e publicações nas redes sociais, incluindo um vídeo produzido pela SPTrans para explicar de forma detalhada como funcionará o embarque e desembarque. Os terminais que contam com sistema de som também irão transmitir mensagens a respeito da gratuidade.
Comunicação às empresas de ônibus:
A SPTrans também diz que enviou carta circular a todas as empresas concessionárias do transporte, explicando as regras para a concessão da gratuidade, determinando a disponibilização da frota com o reforço indicado e a apresentação dos veículos com sua tripulação completa, além de estabelecer acréscimo das suas equipes de campo ao longo do dia e a instruindo sobre afixação dos materiais de comunicação no interior dos ônibus.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Comentários