Mogi das Cruzes começa nova pesquisa de origem/destino de passageiros de ônibus nesta segunda (24)
Publicado em: 22 de outubro de 2022

Usuários vão receber discos coloridos que vão indicar locais de embarque e desembarque
ADAMO BAZANI
A cidade de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, terá a partir desta segunda-feira, 24 de outubro de 2022, uma espécie de pesquisa de origem e destino dos passageiros do sistema de ônibus municipais.
De acordo com a prefeitura, ao subir ou descer do ônibus, o usuário receberá um disco colorido, que identificará o trecho em que ele embarcou. Ao descer, este disco será entregue a um dos pesquisadores, que anotará a quantidade de discos de cada cor que foram entregues em cada ponto. Não será necessário responder perguntas aos pesquisadores.
O objetivo é saber os hábitos dos passageiros para readequar a rede de linhas municipais.
Ainda de acordo com a administração municipal, no planejamento do trabalho, todas as linhas do sistema de transporte coletivo foram mapeadas e separadas por trechos de trajeto, que compreendem uma região do itinerário em que o passageiro depende de uma linha específica (raiz do itinerário) ou em que há o encontro de duas ou mais linhas (tronco do itinerário). Os pesquisadores estarão no ônibus durante todo o trajeto da linha, para cobrir toda a extensão de cada atendimento.
“Com este estudo, será possível identificar a origem e o destino de cada passageiro que embarcar ou desembarcar em cada viagem. A Prefeitura terá um mapeamento completo dos hábitos dos usuários, o que permitirá analisar os trechos e locais onde há necessidade de equilibrar a oferta e a demanda de ônibus, além dos principais pontos de movimentação da população. Estas informações serão fundamentais para continuar construindo um sistema de transporte coletivo cada vez mais eficiente”, explicou, por meio de nota, a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres.
Na mesma nota, a prefeitura ainda relacionou algumas linhas que já passaram por alterações:
– No final de setembro de 2022, a linha E103 (Jundiapeba via João de Souza Branco) ganhou mais dez viagens diárias em seu trajeto circular. O trajeto também conta com partidas diretamente do bairro nos horários de maior movimentação de passageiros.
– Ainda em setembro de 2022, atendimento da linha E493 (Cocuera) ao bairro Capixinga foi ampliado. Com as alterações, nos dias úteis, foram disponibilizadas 14 viagens a mais no bairro, passando de 22 para 36 partidas por dia. Já aos sábados, o atendimento passou de 22 para 26 partidas e, aos domingos, de 16 para 18 viagens.
A linha C392 (Manoel Ferreira), que também atende a região de Biritiba Ussú, também foi reforçado, com cinco novos atendimentos, em cada sentido nos dias úteis. Já aos domingos, a programação teve um horário ampliado em uma partida em cada sentido.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes