Empresas de ônibus de Florianópolis (SC) confirmam que já a partir de 2023 vão colocar em circulação veículos com padrão Euro 6

Foto: Cauâ Augusto/Ônibus Brasil

Padrão se torna obrigatório a partir de janeiro. Com esta confirmação, empresas afirmam que frota continuará sendo renovada

WILLIAN MOREIRA

As empresas prestadoras do serviço de transporte público de Florianópolis vão adotar o padrão Euro 6 para suas respectivas frotas de veículos a partir de 2023, em veículos novos.

A medida que remete o transporte da cidade para uma direção menos poluente, foi divulgada pelo site “ND Mais”.

A adoção dos novos veículos neste padrão também contempla o atendimento da região metropolitana, que hoje possui aproximadamente 800 ônibus que atendem mais de 350 mil pessoas por dia.

Essa direção tomada pelas empresas da capital catarinense é mais avançada que a de várias outras empresas que estão renovando suas frotas com o padrão Euro 5.

O Euro 6 traz grandes avanços na área da tecnologia automotiva, contando com novos equipamentos, sistemas que resultam em menos poluentes liberados na atmosfera.

O padrão aproveita a queima do diesel de maneira mais eficiente, aumentando a vida útil dos componentes e o tempo para efetuar uma manutenção.

Willian Moreira para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Comentários

  1. Fabiane Holleweger disse:

    Precisa investimento sim, com certeza. Os carros.que estão circulando são bastante barulhentos. Ao abrir e fechar as portas fazem um barulho que tira a paz de qualquer pessoa.
    Também sobre os horários de final do dia nós finais de semana em locais de praia. Os passageiros esperam por uma hora e vem um carro pequeno que não serve todas as pessoas. Quem consegue entrar fica apertado igual sardinha em lata. E isso acontece muito em horários de pico. O trabalhador já chega exausto em seu trabalho.

    1. Helenita baima disse:

      E realmente a linha de ônibus monte Cristo tá tudo velho e fedendo dentro

    2. Helenita baima disse:

      E realmente a linha de ônibus monte Cristo tá tudo velho e fedendo dentro e sujo

  2. CRISTIANO BRAUNE WIIK disse:

    E o piso rebaixado para facilitar mobilidade dos usuários?

    1. Fabrício Aguirre disse:

      Vai haver no BRT

  3. Luiz Carlos Nazario disse:

    Eles tem que pagar os demitidos primeiros e depois renovar a frota já faz 2 anos que tam devendo isso e um vergonha

  4. Maria do Horto disse:

    É bom mesmo,precisa melhorar. Seria bom tbm se tivéssemos um transporte alternativo,tipo micro ônibos inter praias e das praias ao centro direto,ou melhor só parando quando solicitado tanto pra pegar passageiros como pra parar. Como já tem em muitas cidades como Porto Alegre a muitos anos!

  5. Luiza disse:

    Seria melhor se a frota fosse elétrica … Assim não usaria diesel . Pq a cada alimento de combustível é motivo p aumentar a passagem.

  6. Dean Carlo Cardoso disse:

    Duvido que melhorem toda a frota.

  7. MARLETE GALDINO DIAS disse:

    Nada adianta veículos de boa qualidade, o que precisamos é de horário mais frequentes, desde a pandemia onde os horários foram bastante reduzidos o bairro João Paulo onde moro é uma vergonha, a linha executiva então nem se fala. Que tal dar uma olhada nisso, os moradores daqui utilizam bastante o ônibus e estamos inclusive nos movimentamos para uma possível manifestação. Obrigada

  8. Márcio José Pereira de Souza disse:

    Não observei na matéria, se haverá a introdução combustível com base no gás veicular, como acontece na Europa. Essa medida substituirá o Óleo Diesel, com impactos positivos no custo da tarifa e, no meio-ambiente.
    Sobre isso, na Câmara de Vereadores de Fpolis existem dois projetos de Lei de minha autoria: 1) trata da instalação de canos de descarga verticais, para facilitar a dissipação dos gases poluentes, especialmente, nas concentrações gasosas nos Terminais; 2) Projeto de Lei que versa sobre a substituição do Óleo Diesel por Gás Veicular, isso se daria de forma gradativa.
    Solicito que a reportagem que deu publicidade a este tema, que investigue sobre essa posição de uma maioria da Câmara Municipal, que sonegou a implementação de medidas de proteção às pessoas e, ao meio-ambiente.

  9. Carmen Maria da Silva disse:

    Já tá no hora presizamos renovar Tb os amarelinho que estão uma vergonha

  10. Leandro Luiz Soriano Silva disse:

    Colocar veículos melhores e modernos é obrigação. O que está precisando urgente é colocar MAIS VEÍCULOS E LINHAS para atender a necessidade da população com o transporte público. É uma lástima o tempo de espera. Em certos horários é como se não existisse transporte público.

  11. Marcelo dos Santos disse:

    E quando vão tornar obrigatório ar condicionado no verão?

  12. João disse:

    Antes de renovar a frota manda as empresas cobrarem o governador Moisés e o atual prefeito os prejuízos causados Pela política do fecha tudo na pandemidia para pagar os funcionários demitidos que perderam 40% dos valores e tinham a receber com a rescisão do contrato de trabalho, onde as empresas ficaram 1 ano e 6 meses sem pagar um centavo aos ex funcionários, nem o salário foi pago, saíram com uma mão na frente e outra atrás. Uma vergonha, não tem dinheiro para pagar o que devem, mas vão ter dinheiro para renovar a frota.

  13. Jane Mattos disse:

    Governador e como fica a jotur?

  14. Ingrid Madeira disse:

    Ótimo, mas quando vão por mais linhas e horários? Durante a pandemia tudo foi reduzido, agora já voltou tudo ao normal menos o transporte público da Grande Florianópolis. Quando vão tomar uma atitude referente a isso? Em São José é um transtorno ir embora após as 22 horas pra casa, me pergunto como os estudantes das Universidades da Ilha vão embora pra suas casas em São José, Biguaçu e Palhoça. A minha sorte é que estudo no centro a noite pois o último horário pra ir embora aonde moro nos dias úteis é 22:35, e durante o final de semana é as 20 horas, um absurdo isso.

  15. Jefferson de Souza disse:

    Ops pensei que era padrão europeu 😂😂😂😂

  16. Sirlei Terezinha machado disse:

    Sou uzuaria e bom tudo que se faz pra poluir menos o ambiente e louvavel parabéns

  17. Zilda Maria da silva disse:

    Porque doação? O ônibus que usamos não é de graça, público é so no nome, e pagamos as passagens mais caras de todo o Brasil!

  18. Volber disse:

    Pensei que colocariam ônibus elétricos, mas vão continuar com esses ônibus barulhentos queimadores de suco de dinossauro.
    Outro dia vi um caminhão baú elétrico andando aqui no centro de Florianópolis, é outra vida, não faz barulho e não joga fumaça na cara do pedestre.

Deixe uma resposta