Defeito em trilho da linha 8-Diamante preocupa passageiros nesta quarta (12), mas ViaMobilidade descarta riscos
Publicado em: 12 de outubro de 2022

Defeito foi encontrado perto da Estação Barra Funda
ADAMO BAZANI
Colaborou Willian Moreira
Passageiros da linha 8-Diamante, operada pela ViaMobilidade, registraram na manhã desta quarta-feira, 12 de outubro de 2022, um defeito em um dos trilhos nas proximidades da estação Palmeiras-Barra Funda.
Na área superior do trilho, na região de contato das rodas dos trens, uma irregularidade, com coloração mais escura e parecendo um “afundado” na superfície chamou atenção de usuários.
Um deles entrou em contato com o Diário do Transporte, preocupado com a situação e enviou fotos.
A reportagem procurou a ViaMobilidade, que explicou que trata-se de um defeito superficial e descartou riscos de acidentes ou à operação. A empresa disse ainda que faz inspeções nos trilhos com equipamentos como ultrassom e até mesmo um robô
São Paulo, 12 de outubro de 2022 – Em resposta ao questionamento, a Concessionária ViaMobilidade Linhas 8 e 9 informa que a imagem não mostra um trilho partido, mas sim um defeito superficial, que não implica em risco à segurança dos passageiros ou à interrupção do serviço. Vale destacar que a Concessionária realiza o monitoramento constante das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, efetuando diversas atividades de manutenção preventiva e corretiva, como por exemplo a inspeção por ultrassom, o esmerilhamento e a lubrificação da via e dos aparelhos de mudança de via, inclusive a substituição dos trilhos nos pontos onde há necessidade. Desde o começo da concessão, cerca de 20 km de trilhos já foram esmerilhados para retirar defeitos superficiais como esse.
Também é importante ressaltar que a concessionária passou a utilizar o serviço de um robô para a inspeção das vias permanentes. Com a iniciativa, as ações de manutenção das linhas estão mais direcionadas e precisas, o que contribui para uma operação mais eficiente e segura.
O robô realiza a inspeção da geometria de via permanente de ambas as linhas. Com a nova tecnologia, são monitorados solo, lastro (britas), trilhos e seus equipamentos, elementos que compõem as superfícies que permitem que os trens circulem.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Muito problema a resolver não tem manutenção das ferrovias parte elétrica limpeza via e segurança. Trabalhei na linha 12 tinha todo dia passava o pessoal da manutenção na via, agora essa via mobilidade vc não ver tiraram todas guardas, elevadores tudo quebrado se uma pessoa com deficiência precisar sem contar a mal educação que funcionários tem pelos passageiros..
Estou tão obscecado pela ViaMobilidade meu amor que fiquei cego. Não vi o defeito na foto e pior, não via a nota da própria ViaMobildiade meu amor que escreve o termo defeito.
Não tenho o que comentar, comento qualquer m…
JEFFERSON VIAMOBILIDADE MEU AMOR
Não que justifique , mas esse tipo de defeito nos trilhos tinha em vários pontos quando pertenciam a CPTM e não eram abordados como é hoje com a concessão da viamobilidade…
Ha muito tempo, os trilhos tem esse “buraco”. Tanto que, aquele barulho (tipo teke teke), é de irregularidades no trilho e, até aonde se sabe, nunca ocorreu acidente de grandes proporções. Mas, todo defeito deve ser arrumado e em caráter de urgência