Prefeitura de SP convoca Consulta Pública para proposta de revitalização da área do prédio da Estação Palmeiras-Barra Funda

Um dos mapas do estudo de modernização e reestruturação da Estação (Egis/Arep)

Projeto de Intervenção Urbana – PIU resulta de parceria entre CPTM, Metrô e Siurb

ALEXANDRE PELEGI

Até este 31 de outubro fica aberta a Consulta Pública para ouvir a população e receber sugestões para o desenvolvimento do Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Polo Barra Funda.

O objetivo é revitalizar toda a área do prédio da Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende as Linhas 7-Rubi da CPTM, 8-Diamante da ViaMobilidade e 3-Vermelha do Metrô.

O desenvolvimento do Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Polo Barra Funda visa tornar o espaço um polo comercial, além de melhorar o conforto dos passageiros.

Manifestações sobre o projeto podem ser obtidas pelo link https://participemais.prefeitura.sp.gov.br/legislation/processes/211.

A Manifestação de Interesse Privado (MIP), que originou a Consulta, foi apresentada pelas duas companhias coligadas da Secretaria de Estado dos Transportes (STM).

Como mostrou o Diário do Trahnsporte, as duas companhias firmaram convênio com a São Paulo Urbanismo (SPUrbanismo), da Prefeitura de São Paulo, para viabilizar o projeto tecnicamente.

O projeto prevê transformar a Barra Funda em um grande polo de transporte, comércio e serviços. Serão reservados 9 mil metros quadrados para lojas. Como inspiração, o projeto se baseia em intervenções similares nas estações das cidades francesas de Paris (Gare de Saint Lazare) e Estrasburgo (Gare de Strasbourg).

Com a proposta de atrair o interesse da iniciativa privada para concessão de uso para construção, reforma e exploração dos espaços internos e externos da estação, CPTM e Metrô podem obter aumento de receita acessória, redução de despesas, melhora na circulação na estação e verticalização do entorno da estação.

A revitalização da área deve também promover melhoria da acessibilidade e a dinamização das ruas e espaços públicos. A qualificação da vida urbana é outro resultado imaginado, com a ampliação de calçadas, implantação de ciclovias, melhor conexão norte-sul e estímulo à instalação de comércio e serviços dos mais variados setores.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading