Sambaíba inaugura novo espaço de treinamento no sistema “Escape 60”
Publicado em: 6 de outubro de 2022

O objetivo é de, maneira diferente, treinar e atualizar os motoristas para lidar com situações do cotidiano na condução de ônibus do transporte público
WILLIAN MOREIRA
Durante a noite dessa quarta-feira, 5 de outubro de 2022, a empresa Sambaíba Transportes realizou um evento para celebrar a conclusão de melhorias em uma das suas garagens e a inauguração de um novo espaço de treinamento, com foco nos motoristas de ônibus.
O novo espaço consiste em duas salas com a experiência no modelo “Escape 60”, onde os participantes têm 60 minutos em tempo real para decifrar enigmas, encontrar pistas e sair do local.
Na experiência criada pela Sambaíba denominada “Bus 60”, os motoristas da empresa entram em uma das duas salas que imitam o interior de um ônibus e tudo é gravado. No período de uma hora eles precisam lidar com questionamentos como, por exemplo, – “se um idoso embarcar no coletivo, ele pode desembarcar fora” -, ou seja, situações que eles encontram todos os dias.
A cada acerto, eles conseguem avançar uma etapa e o objetivo final é encontrar a chave correta e ligar o ônibus.
Do lado de fora, instrutores vão observar e avaliar o desempenho dos profissionais, realizando correções e orientações se for preciso, tornando todo o processo uma espécie de curso de reciclagem e atualização das rotinas de trabalho.
A ideia do Bus 60 foi pensada partindo do conhecimento dos filhos do presidente da empresa, Cesar, Stella e Lorena, que levaram seu pai para alguns Escape 60 em São Paulo, para que ele mesmo tivesse o conhecimento da temática e transportasse a ideia para o setor de transporte.
Mas antes de apresentar este espaço novo, o presidente da Sambaíba, Cesar Augusto da Fonseca, apresentou um vídeo e falou, com ajuda de alguns de seus diretores, das melhorias realizadas na garagem central, como o novo piso de epóxi nas áreas de manutenção e almoxarifado, nova área de manutenção de ar-condicionado dos coletivos que conta inclusive com plataforma elevada, nova área para borracharia e restauração da área administrativa, o que contribui para um trabalho mais seguro e ágil.
Isto acaba deixando cada ônibus um tempo menor fora de operação, com o impacto nas linhas da cidade e aos passageiros sendo pouco percebido ou sequer notado.
Palestrantes também falaram de maneira breve aos presentes sobre questões emocionais e de terapia ocupacional, além de experiências de vida, mencionando que essas situações acontecem também na rotina de atendimento ao público na cidade.
Segundo César Augusto, a previsão é de em cerca de três meses criar um outro espaço Bus 60, mas voltado para os funcionários da manutenção, substituindo o interior de um ônibus, por uma oficina, com motores, rodas e outros itens que frequentemente estes profissionais acabam trabalhando para colocar novamente os veículos em operação.
Entre as autoridades presentes estava o titular da SETRAM (Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana), Gilmar Miranda; o presidente da SPTrans, Levi Oliveira; e o diretor de planejamento, Valdemar Gomes.
Representantes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e convidados de outras empresas de ônibus da cidade também participaram da solenidade.
O Diário do Transporte participou do evento por convite encaminhado por Cássio Rogério Sabino, do Suporte Operação/Planejamento da empresa, um dos principais organizadores da solenidade.
Willian Moreira para o Diário do Transporte