ViaMobilidade destina dois trens da Série 7000 para sucata
Publicado em: 26 de agosto de 2022
Empresa afirmou que recuperação não vale a pena e optou por aproveitar as peças em condições de uso presente nas duas composições
WILLIAN MOREIRA/ADAMO BAZANI
A ViaMobilidade não irá recuperar dois trens da Série 7000 que estão encostados perto da estação de Presidente Altino, decidindo retirar as peças boas utilizáveis e vender o restante como sucata.
O Diário do Transporte esteve na sede administrativa junto ao Pátio de Presidente Altino, em Osasco, na última quarta-feira, 24 de agosto de 2022, e questionou a empresa sobre vários assuntos, entre eles o fato de “carcaças” de carros de passageiros estarem próximo dos trilhos.
Segundo explicaram o gerente executivo de atendimento, Hamilton Trindade e o gerente de manutenção, Alan Santana, estes dois trens foram recebidos pela concessionária como material rodante, no inventário do que foi concedido para a empresa, como trens, estações e entre outros.
Contratualmente, de acordo com a empresa, é possível esta decisão.
Os dois trens estavam parados devido a danos causados em acidente ocorrido anos atrás, quando ainda eram operados pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Os representantes da concessionária disseram que, ao efetuar a cotação de valores, analisar o trabalho necessário para reformar, recuperar e colocar os trens em operação, o custo ficaria muito elevado, motivo pelo qual foi decidido retirar as peças e componentes em condições de uso, colocar em outros trens do mesmo modelo em manutenções e destinar o restante para a venda como sucata.
Isto não quer dizer que menos trens vão estar em operação nas linhas, já que os gerentes afirmaram que a compra dos 36 novos trens com a Alstom, cujo sua fabricação está em andamento, já inclui a reposição destes dois trens.
A concessionária também foi questionada sobre a presença de sujeira nos trens, vias e estações, motivo de queixa dos passageiros. A ViaMobilidade se comprometeu em um período de 15 dias, iniciar um trabalho mais intenso de limpeza.
Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2022/08/25/viamobilidade-promete-melhorar-limpeza-de-trens-e-estacoes-das-linhas-8-e-9-em-15-dias/
Willian Moreira para o Diário do Transporte e Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes



Ontem vi esses vagões e estranhei, uma pena essa destinação
Ontem estava em Barueri terminei voltando de trem até a Barra Funda e constatei essas composições para leilões, que fim triste que diga a antiga FEPASA.
Quase toda movimentação politica visa lucro pra poucos empresários e não melhoria de serviço prestado a população. Melhoria pra massa neste país eh conto de vigário.
Uma ação desse tipo em uma empresa normal geraria vários cortes ✂️ de cabeça.
Essas duas composicoes(ou pelo menos o que sobrou delas) nao seria mais viavel negociar com a CAF no interior paulista. Ja que assim eles podem reutilizar o “esqueleto’ desses carros e construir outros novos ou algo do tipo?
Alguns seres tem preguiça de lerem a matéria, é muita falta de cultura. Se tivessem acompanhado o edital do GESP veriam que o total de trens comprados seriam 34 + reforma dessas sucatas, ou compra de 36 como feito. Acerto da ViaMobilidade.
Mas foi muita burrice terem colocado esses trens abandonados de vitrine ao lado das vias principais.
Nossa porquê os trens da série estão indo prá sucata os trens tem dez onze anos de uso eles são novos ainda a cptm e o governo investiram milhões e milhões em trens novos para que prá depois virar alvo de vândalos isso vai acabar acontecendo isso é um absurdo o ministério público tem que cair em da via mobilidade porquê esses trens foram adquiridos com dinheiro público ou seja foi dos contribuintes por sinal pagamos impostos altíssimo eu como cidadão eu sou contra isso que a via mobilidade tá fazendo bom é isso
Sabe q é isso , desvios de dinheiro do governo para corrupcao qdo esses 2 trens bateram , antes de arrumar , a estatal preferiu depenar para mandar mandar para sucata , simples isso e o povo q paga essas corrupcoes.. se tivesse na epoca do acidente sido operado por empresas particulares com certeza tinha sido recuperado no inicio . Antes de chegar nesse ponto. Esses 8 carros ate davam pra rodar em outros e ser aproveitado.