Expresso Guanabara comemora 30 anos de vida dedicada ao transporte de passageiros

Empresa com sede em Fortaleza (CE) foi fundada em 1º de agosto de 1992, atua em 14 Estados e no DF e transporta cerca de 6 milhões de passageiros por ano, com frota de mais de 400 veículos

ALEXANDRE PELEGI

Com um olhar para o futuro e o foco na satisfação dos clientes, a Guanabara chega aos 30 anos consolidada como uma das maiores empresas de transporte rodoviário de passageiros do Brasil.

A Expresso Guanabara, empresa fundada em 1992, com sede em Fortaleza (CE), completa nesta segunda-feira, 1º de agosto de 2022, 30 anos de fundação.

Em comunicado à imprensa especializada, a Guanabara ressalta que desde o início perseguiu a missão de prestar um serviço de excelência, “alicerçado no desenvolvimento sustentável com responsabilidade socioambiental e respeito aos colaboradores – pilares que permanecem até hoje”.

A Guanabara atua hoje em 14 Estados e no Distrito Federal, transportando cerca de 6 milhões de passageiros por ano.

A frota moderna está em constante processo de renovação, formada hoje por mais de 400 veículos.

No comunicado, a viação destaca suas principais conquistas nas três décadas de serviços prestados:

 

DÉCADA 1992 – 2002

Utilizando modelos de gestão inovadores em sintonia com o que há de mais avançado no mercado, sempre valendo-se de pesquisas e dados para dar cada passo, a Guanabara se baseou em pesquisas para investir em uma frota moderna.

Com isso, foi a primeira do setor no Brasil a disponibilizar ar-condicionado em todos os seus ônibus, “em todas as linhas regulares, sem qualquer custo extra para os clientes”.

O fato gerou um diferencial importante para a empresa, que, operando inicialmente apenas no Nordeste, “foi muito bem recebida pela população local”, diz o comunicado.

A primeira década da Guanabara foi marcada pelo foco na expansão operacional.

Nesse período a empresa passou a operar ligações intermunicipais no Ceará, Piauí, Maranhão e Paraíba, além das ligações para as regiões Norte e Centro-Oeste, com destaque para Brasília e Goiânia. “Dessa forma, a Guanabara já em seus primeiros anos conquistou o status de empresa nacional e não mais regional”.

Em 1994, lançou o Top Bus, serviço executivo urbano realizado na cidade de Fortaleza. Serviço apresentou a empresa ao mercado local. já que a Guanabara ainda era pouco conhecida até então.

Em 1996 implantou a venda informatizada de passagens, permitindo que o cliente pudesse comprar a passagem de ida e volta na cidade de origem. “Isso representa a visão da empresa de investir sempre em plataformas tecnológicas para facilitar a vida de seus clientes”, afirma a viação.

Desde a fundação, a Guanabara realiza intenso programa de capacitação de seus colaboradores e também incentiva a cultura e o esporte, afirmando sua responsabilidade sociocultural por meio do apoio a diversas iniciativas em seu território de atuação.

 

Década 2002 – 2012

A evolução da Guanabara foi substancial. Nesse período, mais especificamente em 2002, criou o primeiro programa de fidelidade do setor rodoviário do Brasil, o programa Afetividade, que premiava com passagens os seus clientes.

Em 2006 a empresa lançou a venda de passagens pela internet, a pioneira na região Nordeste.

Tais ações foram possíveis graças a investimentos em tecnologia, que permitiram também um grande salto da empresa em diversas áreas, “otimizando processos internos, reduzindo custos e ampliando a sua competitividade”.

Em 2005 adotou nova identidade visual, desenvolvida pelo escritório de arquitetura Carlos Ferro, com características marcantes que fortaleceram a marca. Ainda neste ano, inovou e lançou o programa Boa Mesa na Estrada para capacitar e premiar os restaurantes onde os ônibus da empresa realizavam paradas nas viagens, garantindo, assim, segurança alimentar aos seus clientes. O programa também foi pioneiro e gerou reflexos importantes nos níveis de aprovação da empresa.

Ainda em 2005 implantou o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) com novas tecnologias, elevando o serviço a um novo patamar.

Já em 2006 a Guanabara entrou para as redes sociais, investindo ano a ano numa comunicação assertiva que se desenvolveu seguindo as evoluções das próprias redes.

Fato marcante: em 2007 a Guanabara inaugurou sua nova sede em Fortaleza, projetada com critérios de sustentabilidade, o que permitiu o aprimoramento das atividades de manutenção dos veículos e algumas ações voltadas ao fortalecimento da marca. Destaque para o projeto Portas Abertas, em que a empresa recebia na nova matriz universitários de diversos cursos e fortalecia a importância do transporte rodoviário para o desenvolvimento do Nordeste e do Brasil.

Já em 2008, a Guanabara deu mais um salto importante na sua trajetória com a inauguração da primeira Agência Conceito na rodoviária de Fortaleza. Isso definiu uma nova forma de atendimento dentro dos terminais rodoviários, com muito mais conforto e agilidade para os clientes.

Para a melhoria contínua da empresa, em 2009 implantou um Sistema de Gestão da Qualidade com o apoio de uma consultoria externa no intuito de obter um melhor desempenho e otimizar processos, visando superar as expectativas de seus clientes. Como resultado, a empresa foi certificada com a ISO 9001.

Também 2009 a Guanabara iniciou a realização do prêmio Agência Top 10, para reconhecer e incentivar as melhores práticas de agências terceirizadas, concedendo o selo Top 10. Passou a promover encontros com busólogos e admiradores da Guanabara de todo o País, com o objetivo de fomentar o hobby e estreitar o relacionamento com esse público.

Em 2010, lançou o programa Caminhos Musicais Guanabara por meio do apoio à orquestra filarmônica Estrelas da Serra. Através dessa ação, a Guanabara passou a promover apresentações gratuitas da orquestra em diferentes localidades, tendo também contribuído para a compra de instrumentos musicais e a para a reforma e manutenção da sede da orquestra.

Um dos destaques da década foi a conquista de diversos prêmios em reconhecimento pelo excelente desempenho ao longo de sua trajetória empresarial. Em 20 anos de história, foram vários prêmios conquistados, entre eles o Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Combustível, Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar, Prêmio Cepimar de Responsabilidade Socioambiental, Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar, Prêmio Delmiro Gouveia, Prêmio Contribuintes, Prêmio Boas Práticas no Transporte Terrestre de Passageiros, entre outros.

DÉCADA 2012 – 2022

Ampliou os seus canais digitais e lançou o aplicativo de vendas de passagens, o que proporcionou mais conveniência aos clientes e um incremento nas vendas.

Nessa década decidiu iniciar uma ação sistemática de valorização de suas pessoas e passou a realizar, a partir de 2015, o projeto Joias da Casa, em que os seus colaboradores são homenageados pelo tempo de casa. A ação prestigia quem cresce e evolui junto com a empresa, participando ativamente de todo sucesso alcançado na missão de satisfazer os clientes em todos os sentidos.

Em 2016, adotou sua quarta identidade visual, atualizando seu padrão com características mais modernas e sintonizadas com os novos tempos. A nova pintura é mais elegante e minimalista, ressaltando os tons de azul da Guanabara.

Ainda em 2016 entrou na era do Double Decker com a implementação do serviço Galaxy de Fortaleza para Teresina, Natal e Recife. Além disso, iniciou uma maior integração com empresas parceiras por meio do compartilhamento de estrutura operacional e comercial.

A ampliação das ligações também foi um ponto alto da década, diz a Guanabara, que em seu comunicado explica a ação: “O ano de 2017 foi marcado por uma forte ampliação operacional que contemplou a inclusão na malha de importantes destinos das regiões Nordeste e Sudeste, como as cidades de Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Santos. Dessa forma, a Guanabara consolidou a sua presença nacional, levando a excelência de seus serviços a 14 Estados e o Distrito Federal. Em 2022, continuando sua expansão, a empresa começa a operar em definitivo, no Ceará, o Lote 5, contemplando destinos como Itapipoca e Jericoacoara, um dos pontos turísticos mais importantes do Brasil”.

A renovação da frota seguiu sendo feita anualmente.

Em 2022, a Guanabara trouxe para a sua frota o modelo Marcopolo G8, recém lançado no mercado, e em breve irá implementar um novo serviço, o Galaxy Plus, que une as classes Leito e Semi-Leito em um só veículo, uma grande novidade para os clientes mais exigentes.

Em 2020 instituiu o embarque mobile através de celular e em 2021 lançou o programa Viva, em parceria com as outras empresas do Grupo Guanabara, em que as viagens são convertidas em pontos e o cliente é recompensado com benefícios exclusivos. “Os pontos podem ser resgatados em passagens e produtos ou serviços de um catálogo disponibilizado por uma rede de parceiros com mais de 200 mil opções, como eletrodomésticos, eletrônicos, cosméticos, artigos esportivos, entre outros. O objetivo do programa Viva é oferecer mais vantagens para quem viaja com a Guanabara e agregar mais um diferencial ao serviço da empresa, ampliando a experiência de viagem dos clientes com grande leque de possibilidades e benefícios”.

Outro marco da década foi o lançamento em 2021 do projeto Bibliônibus, no Ceará, com o objetivo de estimular o hábito da leitura. “O projeto proporciona aos usuários do transporte rodoviário de passageiros o acesso a um variado acervo de livros, com empréstimos gratuitos, favorecendo a circulação das obras entre diferentes cidades. A Guanabara mantém as bibliotecas em seus espaços de atendimento ao cliente nas rodoviárias cearenses participantes”.

O fortalecimento da agenda ESG, que já era foco da Guanabara desde o início de suas atividades, foi consolidado no centro do modelo de negócio da empresa e do processo de tomada de decisão.

Continua o comunicado da empresa:

Ano a ano, a Guanabara foi se estabelecendo ao explorar com inteligência as oportunidades e até mesmo criando novas possibilidades, empreendendo de forma planejada, abrindo novos mercados e conquistando um rol cada vez maior de clientes, quebrando paradigmas, revolucionando conceitos. Nessa evolução gradual, a empresa ajudou a construir elos, aproximando pessoas e diminuindo distâncias com conforto e segurança. Hoje, a Guanabara é uma empresa madura, reconhecida nacionalmente pela prestação de um serviço de excelência, por ser uma empresa inovadora, que investe permanentemente na renovação da frota, e pela sua responsabilidade social, cultural e ambiental. A empresa se movimenta segundo as mais modernas práticas de gestão, com modernos sistemas de venda, uma política comercial robusta e o foco em oferecer constantemente novos serviços aos clientes”.

Para explicar o bom desempenho conquistado durante os 30 anos, a Guanabara explica que isso se deve ao fato de que a empresa sempre mantém o propósito na experiência do cliente, oferecendo diversos diferenciais. “Sua postura ética, transparente e de respeito com os clientes, com a comunidade e com seus colaboradores tornou a Guanabara uma marca forte, sempre presente na lembrança e nos corações ds pessoas. É dessa maneira que a Guanabara continuará seguindo e com a convicção de estar no caminho certo a empresa manterá os investimentos que resultam no aumento da qualidade dos serviços para permanecer crescendo cada vez mais”.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

 

 

 

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