Ricardo Teixeira reassume Secretaria de Mobilidade e Trânsito de São Paulo a partir de segunda (25)

Teixeira foi exonerado em 02 de julho para que pudesse reassumir temporariamente função de vereador; retorno à Pasta foi publicada em ato do prefeito neste sábado (23)

ALEXANDRE PELEGI

O atual vereador Ricardo Teixeira vai reassumir o cargo de secretário de Mobilidade e Trânsito da capital paulista a partir desta segunda-feira, 25 de julho de 2022.

O título de nomeação foi publicado neste sábado (23) na edição do Diário Oficial da Cidade.

Como mostrou o Diário do Transporte em primeira mão, Teixeira foi exonerado pelo prefeito Ricardo Nunes em 02 de julho, atendendo ao pedido do político do partido União Brasil.

O prefeito explicou depois do ato, que pegou a todos de surpresa, que Teixeira iria apresentar projetos na Câmara, mesmo sendo recesso parlamentar.

Ele [Ricardo Teixeira] saiu só durante duas semanas, ele vai apresentar alguns projetos, foi vereador. Ele retorna à Câmara, apresenta os projetos nesse período de recesso. Quem está no lugar dele é uma pessoa da própria secretaria que está interinamente. Daqui 15 dias, Ricardo Teixeira retorna normalmente. Eu que deveria ter comunicado à imprensa antes, não saberia que teria essa repercussão” – disse o prefeito.

Apesar de o prefeito falar em duas semanas, o retorno se dá uma semana depois do previsto, mas acaba acontecendo como prometido.

Diário Oficial Cidade – 23/07/2022

Diário do Transporte apurou que este vai e vem tem, entre os motivos, relação com a vaga para suplemente que tinha sido ocupada pelo Missionário José Olímpio (PL).

Além da movimentação na Câmara, a filha de Teixeira poderá se candidatar a uma vaga de deputado nas próximas eleições e o pai deve atuar na campanha. Já existem ações de propaganda discreta a este respeito unindo pai e filha.

Ocorreu uma reformulação na Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes que passou a se chamar Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito – SMT. Na esteira desta criação em agosto de 2021, Teixeira foi escolhido para chefiar a pasta.

Também foi criada a SETRAM (Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana), ligada diretamente à SMT.

Na época, o titular da SETRAM foi Levi Oliveira, até então, secretário de Mobilidade e Transportes.

Hoje está à frente da SETRAM, Gilmar Pereira Miranda, nomeado secretário em fevereiro de 2022, quando, até então, era procurador do município. Relembre: Gilmar Pereira Miranda é o novo secretário de Transporte e Mobilidade Urbana da cidade de São Paulo

Se antes sob uma só secretaria (Mobilidade e Transportes), órgãos cruciais para a vida e deslocamento do cidadão na prática já não se conversavam muito, com a criação de duas secretarias, houve uma divisão a quem tais autarquias têm de responder.

Por exemplo, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) está sob o guarda-chuva da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito – SMT e a SPTrans (São Paulo Transporte), que cuida dos ônibus da cidade, responde à SETRAM.

Mesmo com o discurso que de a SMT está em todo o comando e que há a integração de informações entre CET e SPTrans, na prática, ainda quem opera transportes e trânsito têm reclamado muito.

Ações da CET interferem nos trajetos dos ônibus e medidas da SPTrans podem afetar o trânsito. Mas muitas vezes, uma é pega de surpresa, pela outra principalmente em situações que precisam de ações rápidas.

Operadores, em especial do transporte público, dizem que a “sinergia” ideal entre trânsito e transportes ainda é bem distante da realidade.

Um dos assuntos relacionados a transportes que mais têm mais circulado nos bastidores da Câmara Municipal atualmente é sobre a suposta ligação de empresas de ônibus que surgiram de cooperativas com o crime organizado, inclusive com a possível participação de vereadores nestas companhias.

Um deles teve o nome citado pela Polícia Civil, o vereador Senival Moura (PT), apontado como integrante de um suposto esquema de assassinato e lavagem de dinheiro de uma facção criminosa envolvendo a empresa TransUnião, que opera linhas locais na zona Leste de São Paulo. Senival Moura nega

Os indícios de ligações entre vereadores e este sistema de transportes que surgiu de cooperativas não são novos e as investigações avançam sobre mais empresas.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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