Campinas (SP) conclui reforma do Terminal Barão Geraldo

Espaço recebeu novas edificações que beneficiam usuários e motoristas do transporte público coletivo

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Campinas, interior de São Paulo, concluiu nesta semana a reforma do Terminal Barão Geraldo “Lázaro de Campos Faria”.

Inaugurado em 1985, o espaço recebe 22 linhas de ônibus do transporte público coletivo que, juntas, transportam cerca de 26,4 mil usuários em dias úteis.

As novas edificações beneficiam usuários e motoristas do transporte público coletivo, além de funcionários que atuam diretamente no espaço.

Sob responsabilidade da Emdec – Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, a nova etapa das obras foi iniciada em janeiro de 2022 e cuidou da cabine de controle e da ala dos motoristas. O piso superior da cabine de controle foi reconstruído, anexando um espaço para refeições para os agentes da Mobilidade Urbana.

O espaço dedicado aos motoristas do transporte público coletivo recebeu novos banheiros (feminino e masculino) e sanitários para uso das pessoas com necessidades especiais.

O investimento na reforma foi estimado em R$ 750,6 mil, no contexto de um Termo de Acordo e Compromisso (TAC).

A ala superior recebeu novos vestiários para os colaboradores, com chuveiros e armários. No local atuam seis agentes da mobilidade urbana, que se revezam em turnos; e três líderes de equipe, de forma volante.

A Emdec construiu também vestiários com chuveiros para os funcionários terceirizados do espaço. Já na ala inferior foram construídos sanitários acessíveis e novo fraldário.

Os banheiros utilizados pelo público foram reformados, com substituição de pisos, instalação de portas de alumínio nos boxes e na entrada, recuperação dos vidros das esquadrias, e pintura das paredes e portas.

Por fim, o Terminal Barão Geraldo recebeu estrutura e nova caixa d’água e revisão das instalações elétricas, incluindo a substituição de quadros e da fiação da área da cabine.

O prefeito Dário Saadi, que esteve presente na entrega da obra, ressaltou que a administração também já realizou adequações no Terminal Padre Anchieta e está finalizando a reforma do Terminal Central.

As reformas do Terminal Barão Geraldo de melhorias na infraestrutura tiveram sua primeira etapa realizada em 2021, com reforço da sinalização viária e comunicação visual, revitalização das rampas acessíveis, pintura de muros e gradis, limpeza de calhas, substituição de vidros, instalação de lâmpadas LED e novas lixeiras, além da ampliação das áreas gramadas no espaço interno. Nessa etapa inicial a Emdec agregou ao espaço um novo bicicletário com capacidade para 17 bicicletas e interligação do equipamento à ciclovia existente.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta