TCE da Bahia ratifica liminar que suspendeu pregão para operação de ônibus elétricos da Grande Salvador
Publicado em: 19 de julho de 2022
Plenário da Corte manteve medida cautelar concedida de forma monocrática para que sejam suspensos os efeitos do pregão eletrônico realizado pela Agerba
ALEXANDRE PELEGI
O pregão eletrônico realizado pela Agerba (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia) destinado à contratação de empresa para operar e manter 20 ônibus elétricos do sistema de transporte metropolitano de Salvador continua suspenso.
O plenário do TCE/BA (Tribunal de Contas do Estado da Bahia) ratificou na tarde desta terça-feira, 19 de julho de 2022, a medida cautelar concedida de forma monocrática pela conselheira Carolina Matos Alves Costa.
Como mostrou o Diário do Transporte, a conselheira expediu a liminar no dia 15 de julho passado.
A empresa selecionada assumiria a operação dos 20 ônibus elétricos comprados pelo Governo do Estado da Bahia para operação em linhas intermunicipais da Região Metropolitana de Salvador.
A conselheira Carolina Matos Alves Costa atendeu representação das empresas de ônibus Plataforma Transportes SPE S/A e Ótima Transportes de Salvador SPE S/A.
De acordo com a conselheira, a adoção de licitação na forma de Pregão Eletrônico, embora tenha se transformado em uma tendência da administração pública “menos formalista e mais célere, tal modalidade é destinada a bens e serviços ditos comuns”.
Como mostrou o Diário do Transporte, a empresa Jequié Cidade Sol venceu o pregão destinado a contratar para operar 20 ônibus elétricos do Projeto Piloto da Região Metropolitana de Salvador.
O certame foi realizado na segunda-feira passada, 11 de julho.
A Cidade do Sol apresentou o valor exato ao estimado em edital da Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia Transportes e Comunicações da Bahia).
Com custo quilométrico de R$ 4,5504/km, e produção anual por veículo correspondente a 90.000 km/ano, o valor global do contrato de 24 meses é de R$ 16.381.440,00.
Relembre: Cidade Sol vence pregão para operar ônibus elétricos na Região Metropolitana de Salvador
Como mostrou o Diário do Transporte, os veículos elétricos devem ligar o sistema metroviário de Salvador até a cidade de Lauro de Freitas.
As linhas que serão operadas: Ilha de São João/Piatã, via Linha Vermelha e Kartódromo ao Terminal Pirajá, via Linha Azul. Relembre: Agerba publica intenção de licitar duas novas linhas metropolitanas na Bahia
Ainda de acordo com o edital, as tarifas arrecadadas nas viagens, de acordo com o Anel Tarifário a que a linha está vinculada e exclusivamente através de bilhetagem eletrônica, serão integralmente recolhidas através da entidade METROPASSE – Associação Baiana de Transportes Metropolitanos, que as repassará para crédito do Estado da Bahia na compensação tarifária.
A METROPASSE é a entidade autorizada para a emissão, geração, distribuição, comercialização, utilização e resgate de créditos eletrônicos usados na tarifação do Subsistema Metropolitano de Transporte Rodoviário de Passageiros e nas integrações operacionais e tarifárias com outros modais de transporte, em particular o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas – SMSL.
PROJETO
De acordo com a justificativa do edital, o Estado da Bahia diz que desde 2017 vinha manifestando a intenção de introduzir veículos de matriz energética limpa nas linhas rodoviárias metropolitanas, realizando estudos específicos voltados para implantação de veículos elétricos na Região Metropolitana de Salvador.
Para isso, promoveu viagens a fábricas de empresas que produzem este tipo de veículo e estão instaladas no país. Além disso, visitou cidades que operam com parte da frota de veículos eletrificados, além de promover a participação de representantes do Estado em feiras e workshops para debater sobre o tema.
“Apesar de todo esse esforço, chegou-se à conclusão que não havia dados concretos que subsidiassem a renovação da frota do Subsistema Metropolitano de Transporte Rodoviário de Passageiros de ônibus a diesel por ônibus movidos a tração elétrica”, diz o governo da Bahia.
Diante disso, decidiu-se por realizar um experimento teste com uma quantidade menor de veículos elétricos que permita a obtenção de dados estatísticos operacionais suficientes para confirmar a viabilidade operacional do veículo elétrico em substituição ao veículo movido a diesel.
“O Estado da Bahia decidiu então pela aquisição de 20 (vinte) veículos movidos a tração elétrica, número equivalente a 5% da frota total do Subsistema Metropolitano a ser renovada, constituindo-se no Projeto Piloto Ônibus Elétrico, a partir do qual serão obtidos os dados necessários para subsidiar os estudos técnicos para a licitação de todo o Subsistema Metropolitano, inclusive a renovação da frota operadora”.
O governador Rui Costa visitou a fábrica da BYD, em Campinas (SP) em maio deste ano, quando anunciou a compra dos 20 ônibus elétricos para o Projeto.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Autopass ITS já funciona em quase 950 ônibus e já beneficiou mais de 5 milhões de passageiros na Região Metropolitana de São Paulo
Caso de Sucesso Viação Alpha, do Rio de Janeiro: como as otimizações da operação podem reduzir custos e atender picos de demanda de passageiros
Comentários