Com 450 veículos coletivos, Fretadão estima reduzir emissão de CO2 em 70%

Um ônibus fretado emite cerca de 6 kg de CO2 a cada 100 quilômetros rodados, enquanto um carro emite 37 kg. Foto: Divulgação.

Ao todo, operação retira mais de 10 mil carros por dia das ruas

JESSICA MARQUES

O Fretadão estima reduzir a emissão de CO2 em 70% com a operação de 450 veículos coletivos. A empresa é uma plataforma digital, com aplicativo e site, de transporte compartilhado de ônibus, micro-ônibus e vans.

Ao todo, a operação dos ônibus fretados resulta em 10.290 veículos particulares retirados das ruas todos os dias. Com isso, o resultado é uma redução de 44 toneladas de CO2 por ano.

O levantamento foi divulgado em primeira mão pela empresa ao Diário do Transporte. Segundo o estudo do Fretadão, os carros retirados das ruas rodavam em média 866 quilômetros por mês. Assim, a emissão era de 169 toneladas de CO2 por dia e 912 toneladas por mês, considerando 22 dias úteis.

Com a operação dos 450 fretados, a média é de 540 quilômetros rodados por mês. O CO2 emitido pela empresa chega a 45 toneladas por dia, uma redução de 73,4%. No mês, o valor é de 244 toneladas.

Segundo a empresa, um ônibus fretado emite cerca de 6 kg de CO2 a cada 100 quilômetros rodados, enquanto um carro emite 37 kg de CO2 neste mesmo percurso.

Considerando que, em média, um veículo coletivo representa o equivalente a 30 veículos individuais nas ruas e estradas, a diferença em termos de sustentabilidade entre um e outro é mais expressiva.

“O Fretadão, startup de tecnologia para gestão de transporte fretado por aplicativo, desponta como uma solução encontrada por empresas que procuram oferecer um serviço eficiente para seus colaboradores, sem deixar de lado a preocupação com o meio ambiente. Ao oferecer os ônibus fretados a seus colaboradores como opção de deslocamento, as empresas acabam fazendo uso também de um serviço que colabora para a redução da emissão de gases poluentes”, informou a empresa, em nota.

“Na opção de transporte via ônibus fretados por aplicativo, as empresas disponibilizam um serviço que tem como um dos diferenciais a pouca emissão de poluentes, em comparação com o número de carros que seria necessário para se transportar o mesmo número de pessoas”, detalhou também.

SOBRE O FRETADÃO

Criado em 2014, o Fretadão é uma plataforma digital, com aplicativo e site, de transporte compartilhado de ônibus, micro-ônibus e vans.

Atualmente, a empresa mantém 450 veículos coletivos, que transportam mais de 16 mil pessoas pelo Brasil. Como cerca de 70% dos passageiros deixam de utilizar seus carros, são mais de 10 mil carros a menos por dia nas ruas.

A empresa atende mais de 40 empresas e opera mais de 845 linhas de fretados nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta