Eletromobilidade

Transporte elétrico e tecnologia de otimização de planejamento: impulsionadores da mobilidade sustentável

Estação de carregamento elétrico de alta tensão para ônibus elétricos na parada final da rota urbana

Soluções da Goal Systems podem ser implementadas neste novo tipo de transporte, de forma acessível e em harmonia com as tecnologias de veículos existentes

De acordo com dados do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), em 2020, no Brasil, foi registrado um aumento na emissão de gases de efeito estufa de aproximadamente 9,5%, entretanto, mesmo com este crescimento, houve a diminuição de emissões nos transportes de passageiros, uma vez que o consumo de combustível na modalidade caiu pela metade, devido à pandemia. Agora, com o retorno gradual da demanda do transporte em 2022, é necessário pensar em alternativas que continuem contribuindo para a redução das emissões, baseadas principalmente na inovação tecnológica, e que favoreçam a chamada ‘mobilidade verde’.

Diferenciais da mobilidade elétrica

A mobilidade elétrica oferece uma série de vantagens que vão muito além da redução de emissões. O mais importante, sem dúvida, é que o transporte elétrico melhora a qualidade de vida e a saúde das pessoas, diminuindo o número de mortes prematuras no mundo por gases tóxicos, essa que atualmente chega a 7 milhões por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Apesar dos investimentos para implantação desse modelo de transporte serem mais elevados do que o modelo á combustivel, existem diferenciais que tornam a substituição vantajosa. De acordo com a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), o custo por quilômetro, na comparação entre diesel e energia elétrica, cairia 73%: de R$ 3,10 para R$ 0,84. O Combustivel atualmente corresponde a 1/3 dos custos operacionais totais das empresas de ônibus. Além disso, o custo de manutenção das frotas elétricas, apresentando um investimento com um custo operacional em até 70% menor em comparação ao do transporte convencional, o que com certeza é um incentivo para as empresas do setor, que terão que investir fundamentalmente, em um planejamento maior que garanta seu funcionamento, ao mesmo tempo que permita coordenar os horários e locais de carregamento.

Planejamento inteligente, aliado do transporte verde

Os veículos elétricos demandam tecnologias de planejamento que favoreçam a gestão eficiente de seu uso, assim, o recurso à otimização das redes de transporte através do planeamento de rotas permite menos gastos de energia.

É possível que passar de um processo manual para um digitalizado cause alguma desconfiança ou medo de enfrentar um projeto desconhecido que exija  um investimento econômico ou de tempo que não pode ser facilmente assumido. Neste sentido, é imprescindível lembrar que, o investimento nessas tecnologias de otimização do planejamento do transporte de passageiros resultará em uma melhor experiência para o viajante, a partir de soluções que permitem melhorar o serviço e a produtividade, antecipando incidentes e resolvendo rapidamente os problemas do dia-a-dia.

Soluções da Goal Systems  para um planejamento otimizado em ônibus elétricos

Sempre atenta às mais novas tecnologias do setor de transportes, a Goal Systems, líder mundial em software de otimização de planejamento para o setor de transporte de passageiros (ônibus, trem e metrô), possui soluções inteligentes para ajudar operadores e autoridades reguladoras a avançar para um transporte intermodal eficiente, sustentável e focado na experiência do usuário, inclusive no que diz respeito ao transporte verde, fazendo com que suas soluções possam ser  implementadas de forma acessível e sem causar a interrupção do serviço.

A partir da solução GoalBus, é possível a realização de um planejamento lógico e otimizado de horários, material e pessoal, e a destinação de seus recursos para a operação do transporte urbano de passageiros em ônibus, adaptada às últimas tendências do setor, com funcionalidade específica para ônibus elétricos, levando em consideração suas restrições e necessidades específicas, como: diferentes tipos de veículos e suas baterias; tempos estimados para recarga e a taxa de descarga das baterias com base em diferentes critérios, a adequação do horário de trabalho dos motoristas ao horário de recarga, além de  outros parâmetros que permitem adequar o planejamento a realidade da empresa, garantindo que as operações sejam realizadas de forma mais eficiente e sustentável. Saiba mais em: www.goalsystems.com/pt-br/

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta