História

Expresso Turístico da CPTM terá frota maior e bilheteria terceirizada

Trem do Expresso Turístico na Estação da Luz

Venda de ingressos será totalmente online e haverá um carro (vagão) restaurante. CPTM quer tratar Expresso Turístico como uma “unidade de negócios”

ADAMO BAZANI

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) anunciou neste sábado, 25 de junho de 2022, reformulações no Expresso Turístico, um serviço feito por trens históricos aos fins de semana que percorrem três rotas que contam parte do desenvolvimento da ferrovia no estado de São Paulo a partir da Estação da Luz: Paranapiacaba, Jundiaí e Mogi das Cruzes.

A primeira mudança é a terceirização da bilheteria. Só será possível comprar passagens de forma online

Segundo a CPTM, o processo de contratação da prestação de serviços de venda e emissão de ingressos online (site e aplicativos de celulares) está em andamento. O prazo para colocar no ar as plataformas de vendas será de até 12 meses, a partir da assinatura do contrato.

FROTA:

A CPTM ainda anunciou o aumento de frota do Expresso Turístico.

Dois carros (que é o nome correto para vagão) serão reformados para prestarem serviços.

O edital de licitação foi publicado na quinta-feira, 23 de junho de 2022, no Diário Oficial do Estado para a reforma de 88 poltronas que serão utilizadas na ampliação da frota do Expresso Turístico, que atualmente conta com duas composições.

A sessão pública deve acontecer em 07 de julho de 2022 às 09h e o edital está nos sites da CPTMBEC e Imesp. No documento também é possível verificar as especificações para a reforma dos assentos.

Por meio de nota, a gerente de Novos Negócios da CPTM, Natália Melo, diz que a estatal quer tratar Expresso Turístico como uma “unidade de negócios”

“A nossa proposta é oferecer aos passageiros uma nova experiência no Expresso Turístico. Por isso, vamos tratar o serviço como uma unidade de negócio para oferecer um serviço diferenciado nas viagens e que o roteiro passe a fazer parte da programação cultural e turística da cidade”

Na mesma nota, a empresa detalha como é o Expresso Turístico que, de abril de 2009 a março de 2020, o transportou cerca de 80 mil passageiros.

Desde 2009, a CPTM colocou em atividade o Expresso Turístico, passeios de trem que saem da Estação Luz, no centro de São Paulo, com destino à Jundiaí, Paranapiacaba e Mogi das Cruzes. O passeio do Expresso Turístico é feito em uma locomotiva a diesel, modelo Alco RS-3 de 1952, que conduz dois carros de passageiros, de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela Budd – Mafersa nos anos 60 e que foram cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária). Durante a viagem, o turista aprecia a paisagem e conhece um pouco da história.
Atualmente, o embarque é realizado às 8h30 da plataforma 4 da Estação Luz e o retorno das cidades visitadas, às 16h30. São 172 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira).

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. GRACIETE FARIAS disse:

    Boa tarde gostaria de ficar sabendo qdo vai começar a funcionar expresso p comprar ingresso estou muito ansiosa p essa viagem

  2. Thomaz Guilherme Attizani disse:

    Quando as passagens do trem turístico era por uma empresa particular depois que a CPTM assumiu este serviço é impossível comprar.
    Nós do interior não temos condições comprar a passagem que é só vendido na Estação da Luz, se for via internet irá facilitar em muito.
    Agora esperar mais 12 meses NÃO é MUITO?

  3. Aparecida Sampaio disse:

    Que bom!!!
    Poderia, aproveitar a terceirização para fazer passeios tipo o de Campinas, passeios com café/ chá, iria enriquecer o turismo e acredito que trazer muitos turistas para cá, pois Paranapiacaba é um lugar lindo, passar o dia lá é uma delícia.
    Que bom se investissem mais nesse lugar.

  4. alessandra cardoso costal disse:

    Tomara que de certo, e que os preços sejam justos para podermos desfrutar

  5. José Eduardo ganade vieira franco disse:

    Quando vai começar trem de campinas a são paulo

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading