Eletromobilidade

Marcopolo vai fabricar primeiras 30 unidades do ônibus elétrico Attivi no segundo semestre de 2022

Projeção foi divulgada nesta segunda (13). Foto: Divulgação / Marcopolo.

Com chassi próprio da marca, veículo terá tecnologia brasileira e internacional

JESSICA MARQUES

A Marcopolo informou que pretende iniciar a fabricação das primeiras 30 unidades do Attivi no segundo semestre de 2022.

O modelo é o primeiro ônibus 100% elétrico da marca e terá chassi próprio.

De acordo com Renato Florence, gerente de Engenharia de Planejamento e Desenvolvimento da Marcopolo, o Attivi conta com tecnologia brasileira e internacional, com alto conteúdo nacional, parceiros e fornecedores locais que estão sendo desenvolvidos.

“Nosso projeto envolveu o desenvolvimento de um chassi próprio e de todo o sistema de eletrificação e recarga, inclusive do software de gestão e gerenciamento de todas as funcionalidades. O que permitiu a redução do peso total do veículo, com a adoção de materiais mais leves, como os compósitos e aços de alta resistência, tornando o nosso modelo mais leve, de maior capacidade de passageiros e melhor ocupação do espaço interno, pelo layout do posicionamento do pack de baterias e demais componentes da eletrificação”, disse.

Segundo o executivo, o projeto valoriza a engenharia brasileira, “acelerando a digitalização dos processos de desenvolvimento de produto, com metodologia ágil através de ferramentas de simulação virtual que permitiram a redução do tempo de desenvolvimento de produto, com qualidade, confiabilidade e robustez”.

Desde outubro de 2021, o Attivi vem sendo testado em operação assistida pela Marcopolo, em parceria com a Suzantur, em área urbana central de Santo André, no ABC Paulista, em um trajeto curto e sem passageiros para análise e avaliação de desempenho. O veículo será incorporado à frota municipal.

Relembre: Ônibus elétrico da Suzantur será incorporado à frota municipal de Santo André (SP)

Neste ano, a Marcopolo concluiu o processo de homologação do modelo e agora está realizando os testes de validação.

O objetivo dos testes, segundo a marca, é “atender às condições das severidades das ruas brasileiras, desenvolvendo um modelo de concessionária-padrão para suporte, especificamente para os ônibus elétricos, e um plano de atendimento de pós-vendas e peças de reposição para que os clientes tenham uma solução completa, desde a utilização do veículo em suas operações até o sistema de recarga e manutenção das baterias, além de ferramentas de telemetria, diagnose remota e gestão da energia de recarregamento, entre outros, focando na entrega do melhor custo total de propriedade, para uma solução completa de mobilidade urbana sustentável”.

SIMPÓSIO

A Marcopolo vai participar do 11º Simpósio SAE Brasil de Veículos Elétricos e Híbridos destacando a evolução para produção do Attivi.

O evento será realizado nesta terça-feira, 14 de junho de 2022, no São Paulo Airport Marriott Hotel, localizado na Av. Min. Evandro Lins e Silva, 10/100 – Parque Cecap, em Guarulhos.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta