Ícone do site Diário do Transporte

Motoristas de ônibus de Guarulhos (SP) aprovam estado de greve

Trabalhadores não aceitaram proposta de 10% de reajuste parcelado em duas vezes

ADAMO BAZANI

Os motoristas e demais funcionários do sistema de ônibus de Guarulhos e região, na Grande São Paulo, decretaram em assembleia realizada nesta terça-feira, 07 de junho de 2022, estado de greve.

Não significa greve geral neste momento, mas o indicativo da possibilidade de paralisação de ônibus caso nas negociações não avancem. Entretanto, algumas manifestações e reduções de frota podem ocorrer.

De acordo com o Sincoverg, sindicato da categoria, os trabalhadores recusaram proposta das empresas de ônibus de reajuste salarial de 10%, dividido em duas vezes: 5% incorporados ao salário a partir de outubro deste ano e o restante a partir de fevereiro de 2023.

Além disso, ainda segundo a entidade sindical, as viações não ofereceram correção do valor do tíquete e nem PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

Os trabalhadores pedem reposição da inflação mais um aumento real, reajustes nos benefícios nas mesmas proporções que nos salários, além da PLR.

Em nota, o Sincoverg diz que o “interesse dos trabalhadores é e sempre será o de manter os serviços à população, mas caso não tenha suas justas reivindicações atendidas, não restará saída a não ser fazer valer seu direito e entrar em greve”

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Sair da versão mobile