Cartão TOP já pode ser utilizado em ônibus municipais de Rio Grande da Serra

Segundo a Autopass, infraestrutura nos veículos da Viação Talismã já está 100% instalada

JESSICA MARQUES

O Cartão TOP já pode ser utilizado em ônibus municipais de Rio Grande da Serra, no ABC Paulista.

Em nota, a Autopass informou que já concluiu a implantação do processo de habilitação de todos os ônibus da Viação Talismã, que opera na cidade.

Assim, os validadores já aceitam o TOP nas linhas municipais.

“O processo envolveu todas as etapas de preparação de infraestrutura para viabilizar a utilização da plataforma TOP como novo meio de acesso e pagamento do transporte público na cidade, disponibilizando também validadores no interior dos ônibus aos passageiros”, detalhou a empresa, em nota.

Assim, os passageiros de Rio Grande da Serra podem usar o Cartão TOP nos ônibus municipais e também nas linhas intermunicipais de ônibus da EMTU, nos trens da CPTM e do Metrô.

Contudo, os passageiros que possuem o BOM nas modalidades Sênior, Especial e escolar municipal poderão utilizá-los normalmente até que as datas de emissão do TOP para essas categorias sejam comunicadas.

CRÉDITOS

A Autopass esclarece que, mesmo após a emissão do cartão TOP, os passageiros de Rio Grande da Serra que ainda têm o cartão BOM poderão utilizar normalmente os créditos já adquiridos até encerrar o saldo.

“Caso haja saldo residual igual ou inferior a uma tarifa do transporte regular no cartão BOM, o passageiro pode embarcar no sistema de trilhos do Metrô e CPTM, nos ônibus intermunicipais da EMTU ou nas linhas municipais de Rio Grande da Serra”, detalha a empresa, em nota.

Após essa última utilização, que dá direito ao desconto do restante do valor da passagem e em eventual integração, o cartão BOM é automaticamente cancelado.

O saldo de créditos do BOM pode ser consultado nos validadores dos ônibus, ou por atendimento eletrônico da central telefônica, ambos no (11) 3888-2200.

TRANSIÇÃO

A transição do cartão BOM para o TOP foi iniciada em 2021.

O novo cartão pode ser solicitado pelo Aplicativo TOP, disponível para os sistemas Android e iOS, com entrega em domicílio em até seis dias úteis e cobrança de taxa de entrega, segundo a Autopass.

Outra opção é fazer o pedido presencialmente em uma das mais de 80 unidades credenciadas para o serviço, mediante agendamento prévio no site.

Neste caso, o passageiro deve comparecer ao local escolhido no horário agendado, apresentando comprovante de residência e CPF ou RG. Não são realizados atendimentos sem agendamento.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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