Empresas de ônibus de Petrópolis (RJ) iniciam turma para formação de motoristas

Desde 2006, Escola de Formação de Motoristas recebeu mais de 400 alunos e formou mais de 250 motoristas profissionais. Foto: Divulgação.

Inicialmente, Petro Ita e Cascatinha farão o trabalho de capacitação com oito cobradores

JESSICA MARQUES

As empresas de ônibus Petro Ita e Cascatinha, de Petrópolis (RJ) iniciaram uma nova turma para formação de motoristas.

Na primeira turma deste ano, oito cobradores que já possuem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) – categoria D, e desejam se tornar motoristas, passarão por treinamento, capacitação e avaliação.

Segundo as empresas, a EFM (Escola de Formação de Motoristas) foi criada em 2006 e desde então, já recebeu mais de 400 alunos e formou mais de 250 motoristas profissionais.

O curso funciona de segunda a sexta-feira, por um período de três meses, e é dividido por diferentes etapas, desde o conhecimento teórico à prática, com treinamentos em diversas regiões da cidade e também nas linhas de atuação da Petro Ita e Cascatinha.

“Para participar do treinamento é necessário que o colaborador seja contratado por, no mínimo, um ano. Seu perfil deve ser exemplar, com disponibilidade de horário. A escolha dos participantes acontece após a observação de critérios, com treinamentos cuja carga horária deve totalizar 270 horas. Após todos os testes e a aprovação, o colaborador participa do processo de integração à nova profissão”, detalharam as empresas, em nota.

Além disso, a Petro Ita e a Cascatinha possuem parceria com uma autoescola, que oferece desconto aos rodoviários que desejam obter a CNH para a realização do curso.

Todo o custo é pago antecipadamente pelas empresas de ônibus e depois dividido em até 10 vezes para o funcionário.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta