Wabtec fornecerá mais de 2,3 mil portas para os novos trens da ViaMobilidade

Foto: Divulgação Wabtec Corporation

A empresa americana celebrou o seu maior contrato na América do Sul

WILLIAN MOREIRA

A Wabtec Corporation (NYSE: WAB) fechou o seu maior o contrato para o transporte ferroviário na América do Sul com a concessionária ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

A multinacional fornecerá para a Alstom 2.304 portas para os 36 trens da Série 8.900 que serão fabricados em Taubaté, interior de São Paulo, .

O valor deste importante contrato não foi informado, mas é de fundamental importância para a empresa europeia avançar na construção destes trens.

A Wabtec tem o prazer de participar deste projeto prestigioso e estrategicamente crucial para São Paulo e de desempenhar um papel central no atendimento às necessidades da maior cidade do Brasil”, disse o Presidente e Líder Regional da América Latina, Danilo Miyasato, em nota divulgada para a imprensa.

Os trens da Série 8900, assim batizados pela ViaMobilidade, são constituídos de aço inoxidável, idênticos aos da Série 9000 atualmente em operação pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A sua capacidade de transporte é de 2.600 pessoas em uma composição formada de oito carros ferroviários com salão único, ou seja, os passageiros conseguem transitar internamente por todo o trem. A vida útil é estimada em 40 anos.

A linha 8 tem mais de 40 km de extensão e é composta por 22 estações que ligam Júlio Prestes a Amador Bueno. A linha 9 tem mais de 30 km de extensão e suas 18 estações conectam Osasco e Grajaú. Juntas, elas formam dois traçados de fundamental importância para o transporte de São Paulo.

Este contrato entre a concessionária e a multinacional faz parte do pacote de investimentos no valor de R$ 3,8 bilhões previstos pela concessão de 30 anos destas duas linhas.

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. ALESSANDRO DA SILVA disse:

    Eu muito gratificante termos trem novos Que Deus abençoe sempre

Deixe uma resposta