Sorocaba (SP) inicia operação do Sistema Rápido Rural no transporte público

Meta da Urbes é implantar o Sistema Rápido Rural, de forma gradual, em mais 14 linhas que transitam por estradas de terra. Foto: Divulgação.

Linha A30/1 – Genebra/Inhaíba já está circulando

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Sorocaba, no interior paulista, por meio da  Urbes – Trânsito e Transportes, iniciou a implantação do Sistema Rápido Rural no transporte público.

Segundo a Prefeitura, a iniciativa consiste em ônibus equipados com pneus especiais para trafegar na terra. O objetivo é garantir eficiência na operação em estradas rurais do município, fazendo a ligação com os miniterminais do transporte coletivo na cidade.

Com isso, a primeira linha começou a operar nesta segunda-feira, 25 de abril de 2022.

O primeiro itinerário foi a linha A30/1 – Genebra/Inhaíba. O lançamento do projeto, que conta com a parceria da empresa City Transportes, foi realizado no Miniterminal de Brigadeiro Tobias.

Inicialmente, um ônibus foi preparado com pneus para operação extrema em itinerário de terra e recebeu layout diferenciado.

“É uma experiência inovadora e tenho certeza que será um exemplo de sucesso e servirá de modelo para outras cidades. Os ônibus vão transitar por estradas de terra, faça sol ou chuva. Essa configuração vai permitir evitar os desvios em dias de chuva. Com isso, vamos dar mais agilidade e também conforto às viagens dos passageiros”, disse o prefeito Rodrigo Manga, durante ato no local.

“O Sistema Rápido Rural operou em fase de testes na linha 33 – Mato Dentro, até Aparecidinha, e foram feitas adequações preliminares para definir o melhor tipo de pneu, compatível com a carroceria do ônibus e com as condições das vias de terra, para garantir a eficácia do sistema”, detalhou o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto.

RÁPIDO RURAL EM 14 LINHAS

A meta da Urbes é implantar o Sistema Rápido Rural, de forma gradual, em mais 14 linhas que transitam por estradas de terra, em todas as regiões da cidade.

Confira os detalhes do projeto, conforme divulgado pela Prefeitura:

O Sistema Rápido Rural é um complemento do Sistema Rápido Sorocaba, que começou a ser implantado no ano passado pela atual Administração Pública, com a revitalização dos Miniterminais de Aparecidinha, Cajuru e Brigadeiro Tobias.

As linhas que atendem a essas regiões passaram por reformulação de itinerário e na programação horária, visando aumentar a oferta e otimizar os percursos, oferecendo redução no tempo de deslocamento e promovendo maior conforto aos usuários.

Segundo a Urbes, ao todo, estão previstos 18 miniterminais na cidade, para uma completa rede integrada de linhas aos terminais urbanos. Os novos miniterminais contam com pontos de embarque e desembarque, estrutura e sinalização visual modernas, com cobertura, assentos e estão equipados com entrada USB para carregamento de celular e outros eletrônicos. O próximo a ser entregue revitalizado é o do Éden, cujas obras estão em fase final.

O Sistema Rápido Sorocaba é composto por linhas no modelo tronco-alimentador, ou seja, por meio de uma linha principal, circulando do bairro até o Centro de Sorocaba, com veículos grandes, sendo atendida por veículos menores, que circulam pelos bairros de cada uma dessas regiões.

Os ônibus que operam nesses pontos são os mais modernos, articulados, com ar-condicionado, internet sem fio e entrada USB para carregamento de dispositivos eletrônicos.

O usuário poder ir de um bairro, em determinada região, para outro, pagando apenas uma tarifa. Por meio da integração temporal, é possível usar o sistema mais três vezes, para acessar outros pontos da cidade, dentro de um período de duas horas, para completar a viagem, sem a necessidade de um novo pagamento.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. José Antunes Vieira disse:

    Eu moro no Genebra, fui de manhã e voltei a noite; é o mesmo ônibus velho e empoeirado de sempre

  2. Maria das Dores da Silva disse:

    Precisamos de mais ônibus que desça a avenida Arthur Bernardes,a gente chega cansada do trabalho e tem que esperar 45 minutos por um único ônibus que passa por lá… estamos esquecidos !!!

  3. Renato de Souza disse:

    Bonito no dia para tirar a foto, mas a realidade é outra… pego o primeiro horário, ônibus antigo, todo cheio de terra, banco quebrado, a noite é o mesmo ônibus.
    Na verdade só colocaram uns adesivos e mudaram o peneu, o carro novo da foto aí, foi só para a foto mesmo.

Deixe uma resposta