Gurupi (TO) lança novamente licitação do transporte

Gurupi é o terceiro município mais populoso de Tocantins. Foto: divulgação

Sessão pública está marcada para o dia 20 de maio próximo

ALEXANDRE PELEGI

A Prefeitura de Gurupi, terceiro município mais populoso do Tocantins, publicou novamente no Diário Oficial desta terça-feira, 19 de abril de 2022, a licitação para concessão de transporte público na cidade.

A licitação foi publicada pela Agência Gurupiense de Trânsito e Transportes (AMTT), e marca a data de 20 de maio próximo para a realização da concorrência pública.

Em fevereiro de 2022 a prefeitura já havia lançado edital, com previsão de realização do certame para o dia 21 de março.

Na primeira vez este ano, o presidente da AMTT, Sargento Jenilson, afirmou que o processo licitatório daria continuidade ao foi iniciado ainda em 2021. A Prefeita Josi Nunes organizou o orçamento e autorizou um aporte financeiro para incentivar a ampla concorrência.

Gurupi está sem serviço público regular de transporte coletivo há quase dois anos, desde março de 2020

Para publicar o edital e lançar o certame, a prefeitura iniciou os estudos em janeiro de 2021, e realizou audiências e consultas públicas nos meses de março e abril. O objetivo foi definir qual seria o formato da concessão do serviço, o que permitiu à prefeitura iniciar o processo licitatório em setembro de 2021.

Na audiência pública realizada em 08 de abril de 2021 foram apresentadas algumas propostas iniciais da Prefeitura para o sistema de transporte público municipal. Entre elas estão os seguintes pontos:

= construção de um Centro de Integração próximo à atual rodoviária da cidade para fornecer uma ligação entre todas as rotas da cidade;

= isenção de Imposto Sobre Serviços (ISS) para a empresa prestadora do serviço;

= regulamentação das Legislações sobre transporte coletivo;

= reforma e ampliação dos pontos de ônibus; e

= instituir o bilhete único pelo prazo de 02 horas para que o usuário utilize diversas viagens dentro do sistema de transportes.

O edital e anexos estão disponíveis no site: http://www.gurupi.to.gov.br.


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta