SPObras lança licitação de obras remanescentes do novo Terminal Itaquera
Publicado em: 12 de abril de 2022

Equipamento terá área de 36 mil m² e será implantado ao lado do atual terminal
ALEXANDRE PELEGI
A prefeitura de São Paulo, por meio da SPObras, lançou nesta terça-feira, 12 de abril de 2022, a concorrência pública para contratar as obras remanescentes do novo Terminal Itaquera.
De acordo com a empresa municipal, o novo equipamento, denominado Terminal Satélite Itaquera, terá 36 mil m² e será implantado em área vizinha ao atual terminal, beneficiando 300 mil pessoas por dia.
Ainda segundo a SPObras, o terminal vai ampliar sua capacidade para receber novas linhas de ônibus, além de atender as transferências para as linhas de alta demanda do Metrô (Linha 3 – Vermelha – Corinthians/Itaquera) e da CPTM (Linha 11 – Coral).
O Edital e seus anexos estão disponíveis para consulta e download no site: http://e-negocioscidadesp.prefeitura.sp.gov.br e no site da SPObras http://www.spobras.sp.gov.br/
A sessão de recebimento e abertura dos envelopes será realizada das 09h30 às 10h00min do dia 13 de maio de 2022.

Empresa municipal divulgou concorrência nas redes socias
JUSTIFICATIVA DA OBRA
De acordo com o edital, o terminal de ônibus existente e ampliado em 2014, associado à estação Corinthians-Itaquera do Metrô, foi implantado em 1988, com a finalidade de dar suporte à operação de um conjunto de linhas de ônibus integradas ao metrô.
No cenário atual, diz o documento, “identifica-se a necessidade de ampliação da capacidade de acomodação para pontos finais de linhas no entorno da estação Corinthians-Itaquera do Metrô e no cenário futuro, a ampliação das atividades institucional e de serviços no polo institucional planejado, bem como, o novo terminal urbano, exigirá ainda mais infraestrutura para o transporte na região leste de São Paulo”.
Ainda de acordo com o documento, o Terminal Satélite Itaquera estará inserido no contexto de um projeto da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento – SMUL: a criação e consolidação de um Polo Institucional nos arredores da estação, cujas intervenções urbanas junto ao pátio de manobras do Metrô de Itaquera – Polo Institucional Itaquera – formarão uma nova centralidade urbana.
A concepção geral do Terminal Satélite Itaquera é condizente com as características do local, uma vez que está em perfeita integração com a ampliação do terminal existente, possui acessibilidade direta à estação do Metrô e CPTM, e foi implantado aproveitando o desnível existente, sem interferir nas estruturas deles.
O prazo previsto para execução dos serviços é de 30 meses, contados a partir da data de emissão da Ordem de Serviço pela SIURB/SPObras.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Comentários