Estações do Metrô de São Paulo terão ação de limpeza na madrugada desta quinta-feira (03)
Publicado em: 1 de março de 2022

Serviço será nas estações Trianon-Masp, Brigadeiro e Consolação da Linha 2-Verde e não afeta a operação
CAROLINA MORAIS
O Metrô de São Paulo terá uma ação de catação de lixo na madrugada da próxima quinta-feira, 03 de março de 2022. A operação não será afetada.
A ação acontece semanalmente e são limpos 57 quilômetros de vias do sistema de transportes operado pela Companhia. Desta vez, serão contempladas as estações Trianon-Masp, Brigadeiro e Consolação, na Linha 2-Verde.
De acordo com informações do Metrô, nestas ações, geralmente são recolhidos uma média de 800 sacos de lixo com 100 litros cada. Além disso, dependendo da quantidade de resíduos acumulados durante a semana, o mesmo trecho pode necessitar de uma limpeza dupla.
“As equipes, compostas por quatro empregados terceirizados (com equipamentos de proteção individual e ferramentas apropriadas) e acompanhadas por um encarregado e um técnico metroviário percorrem trechos subterrâneos, em superfície e em vias elevadas, de acordo com uma programação. Dependendo do acontecimento de eventos específicos, o mesmo trecho pode ser limpo duas vezes na mesma semana devido à sujidade acentuada“, detalhou o Metrô, em nota.
SEGURANÇA
Para não prejudicar o transporte, os sacos de lixos são depositados em locais estratégicos para serem retirados pelos veículos da manutenção e limpeza, que são de responsabilidade de uma empresa contratada.
O Metrô informou que, se durante a catação forem encontrados objetos dos passageiros, os pertences são encaminhados para a Central de Achados e Perdidos, localizada na estação da Sé.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, com exceção de feriados. Além disso, os usuários podem realizar uma busca pelos objetos por meio do site: www.metro.sp.gov.br.
Carolina Morais em colaboração especial para o Diário do Transporte
É muito comum essa sujidade, principalmente no leito das vias de trens da CPTM, que vejo no Brás por exemplo. Outra coisa foi a remoção de barracas de lanches(duvidosos)ali na entrada da estação (Pç Agente Cícero) em que muitos que compravam, iam comendo pelo caminho e pela falta de educação ou preguiça, jogam restos na via…pouca gente sabe mais há centenas de ratinhos da cor mesmo das britas no leito, que percorrem os trilhos em busca de petiscos. PODEM VER. Não há limpeza que chegue pela falta de educação humana…costumo eu de quando entro em metrô ou trens, recolher papeis, até nas escadas que passo demonstrando minha consciencia pela limpeza local. Ah! sem falar que áreas lindeiras das estações do BRás e Mooca tem um volume absurdo de até colchões, roupas velhas, o que já denunciei na companhia…ali sob viaduto Alcântara Machado