São Roque faz novo aditamento em contrato para modelagem do projeto para concessão do sistema de ônibus
Publicado em: 22 de fevereiro de 2022

Esta é a segunda ampliação de prazo para consultoria especializada entregar resultados
ALEXANDRE PELEGI
A prefeitura de São Roque, interior de São Paulo, publicou no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 22 de fevereiro de 2022, um novo aditamento ao contrato firmado com a empresa Cegeplan para elaboração do projeto para concessão dos serviços do Sistema de Transporte Coletivo do município.
Como mostrou o Diário do Transporte, em agosto de 2021 a prefeitura contratou a empresa por R$ 40,2 mil para realizar o projeto em quatro meses. Com a expiração do prazo, em 21 dezembro a prefeitura voltou a estender o prazo de concessão por mais dois meses.
Com a nova extinção de prazo, o Município assinou no dia 08 de fevereiro deste ano o segundo aditamento, agora com prazo de 180 dias.
CONTRATO EMERGENCIAL
A empresa Jundiá Transportadora Turística Ltda opera no sistema de ônibus da cidade de forma emergencial no lugar da empresa Mirage. Como noticiou o Diário do Transporte, a prefeitura anunciou em 11 de fevereiro de 2021 a nulidade e rescisão do contrato de prestação do transporte coletivo municipal operado pela empresa Mirage Transportes.
No dia 15 de setembro de 2021 a prefeitura publicou nova contratação emergencial da Jundiá, por dispensa de licitação, para que a empresa continuasse o atendimento do serviço de transporte público municipal. O contrato foi assinado no dia 31 de julho daquele ano no valor de R$ 8.262.509,34.
LICITAÇÃO
O próximo passo será a publicação do edital de concessão, que deverá constar do relatório final apresentado pela Cegeplan.
A prefeitura, no entanto, já realizou audiência pública sobre o tema, para colher informações da comunidade sobre o futuro sistema, no dia 05 de janeiro de 2022. Relembre:
São Roque (SP) avança em processo de licitação do transporte coletivo
Nessa audiência pública, a prefeitura apresentou os parâmetros que orientarão o edital do certame, e que deverão ser obedecidos pela empresa que assumir a concessão dos serviços.
De acordo com a prefeitura, a vencedora da licitação deve possuir 23 veículos na cidade (21 em operação e dois reservas), todos com três portas, suspensão a ar, e idade máxima de dois anos de uso no início da operação.
Dentre os planos apresentados, estão previstos para o futuro a ampliação da frota, além da reforma da atual rodoviária, a construção de terminais de transbordo no Largo dos Mendes e na Praça da República.
Há previsão ainda de se construir uma nova rodoviária fora da área central, transformando o espaço atual num terminal urbano e metropolitano.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes